Valinhos Digital – Uso da tecnologia na Educação
Com o objetivo de promover a inclusão e a formação para o uso positivo da tecnologia, a cidade de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve o programa Valinhos Digital. A gestão pública municipal busca unir recursos tecnológicos e de aprendizagem no ambiente escolar, oferecendo capacitação para que os professores da rede pública possam ensinar seus alunos a utilizarem a internet e as mídias digitais de modo consciente.
O Mapa da Inclusão Digital, feito e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, aponta que 70% dos moradores de Valinhos possuem microcomputador e 60% têm internet no domicílio. Com base nesse dado, o programa trabalha com educadores, gestores, professores e estudantes da rede municipal de ensino e pretende buscar soluções práticas para os desafios da atualidade, como, por exemplo, a criação de metodologias para alinhar os conhecimentos tecnológicos dos estudantes com as atividades que são realizadas na escola e o uso do celular na sala de aula.
De acordo com o responsável pelo Valinhos Digital, César Gomes, o programa tem a finalidade de aproveitar os recursos digitais como uma ferramenta para a área pedagógica. “Buscamos aplicar na escola o que as novas tecnológicas podem oferecer a favor da aprendizagem. A escola do século 21 exige uma mudança, porque, hoje, muitos alunos tem celular, computador, notebook e tablet em casa e a professora não pode ficar apenas com o giz e o apagador porque a escola acaba ficando desinteressante para o estudante, o que só aumenta a indisciplina e diminui o aprendizado”, explica.
Gomes destaca que a capacitação para o professor é uma necessidade porque, em muitos casos, lidar com novas tecnologias é um desafio para a geração que nasceu antes da década de 1980. “Os alunos são considerados nativos digitais porque eles aprendem a utilizar a tecnologia desde cedo, tudo faz parte do ambiente dele e desde a infância ele já se vale desses aparatos com desenvoltura. Já os professores veem de outra época, eles são os migrantes digitais, pessoas que não cresceram familiarizados com a tecnologia e passam a utilizá-la de forma mais constante na fase adulta”.
A maior parte das escolas de Valinhos tem sala de informática com computadores eacesso à internet, o que possibilita a realização das atividades. A aquisição dos equipamentos foi providenciada por meio do programa ProInfo, do governo federal, e pela prefeitura do município. Já a rede WiFi das instituições foi adquirida com Programa Banda Larga nas Escolas, também do governo federal, e há algumas que receberam a conexão pela gestão municipal.
As oficinas de capacitação serão promovidas para alunos e educadores, simultaneamente, destaca Gomes. “É preciso trabalhar ao mesmo tempo com os dois lados porque o professor irá levar o conhecimento para a sala de aula, então se torna fundamental oferecer formação a esse profissional. Mas também vamos capacitar gestores e diretores, porque eles também mexem com tecnologia nas secretarias. Hoje em dia, todas as atividades burocráticas da escola são feitas por e-mail, pela internet e, muitas vezes, eles reclamam da falta de capacitação”.
O programa será contínuo e pretende atingir todos os alunos das escolas municipais da cidade nos próximos anos. Gomes salienta que a ideia é agregar a tecnologia ao cotidiano escolar por meio de ações que levem em consideração o comportamento do aluno na web e na escola. “Existe uma lei estadual [Lei nº 12.730] que proíbe o uso do celular na sala de aula. Mas, na prática, acontece um atrito porque o aluno quer usar o celular e ele tenta transgredir as regras. Então se cria a punição, com suspensão ou ponto negativo, mas, muitas vezes, a escola não educa. Agora, quando existe um momento certo para isso, o professor aproxima o aluno. Nós buscamos educar o aluno para que ele use bem a tecnologia”.
Fonte: Blog Educação