Educação, Inclusão Digital, Internet

Utilize podcasts para potencializar o ensino-aprendizagem

No contexto de distanciamento social, causado pela Covid19, os professores precisaram reinventar o modelo tradicional das aulas para se adaptarem ao ensino remoto. Vários recursos podem ser usados para manter este processo como videoaulas, curadoria de materiais, atividades e outros. Uma tendência neste momento é a utilização de podcasts.

O podcast é um recurso que grava apenas a voz, como um programa de rádio e é colocado em streamings de som. Essa é uma ótima saída para os professores que não se sentem confortáveis com a exposição da sua imagem em vídeo. Através dele, os educadores podem gravar suas aulas de forma mais dinâmica ou materiais complementares, como utilizar podcast para repassar informações que podem cair no Exame Nacional do Ensino Médio.

Para as crianças, o podcast pode ser um ótimo recurso para contação de histórias. Assim, o professor aguça a criatividade do estudante e pode usar vários recursos de som ambiente para tornar o áudio ainda mais atrativo. O ideal é que o educador encontre a forma que funciona melhor para ele e sua turma.

Algumas dicas são: sempre utilizar um fone de ouvido, se possível colocar o microfone acima do nariz ou na região do queixo; procurar um lugar silencioso, de preferência em um quarto de frente para a cortina (para não haver eco) ou embaixo de um lençol para manter uma boa acústica. Um aplicativo que pode ser usado é o Anchor, que tem recursos para colocar vinheta e sons diversos, editar e replicar seu áudio em agregadores de podcasts.

A Mídias Educativas tem soluções para os seus professores disponibilizarem os podcasts, videoaulas e materiais de apoio em uma plataforma personalizada para sua instituição. Saiba mais no nosso site.