Utilize as metodologias para oferecer ensino remoto durante o isolamento social
O mundo está em constante transformação e a educação precisa ser flexível para se adaptar por diversos caminhos. Com a pandemia do novo corona vírus, ficou evidente a fragilidade de muitas escolas e universidades quando foi preciso oferecer um ensino remoto para não interromper o ano letivo.
Mas a educação a distância, mesmo que de forma emergencial, não pode ser sinônimo de um modelo conteudista. As tecnologias digitais são úteis para potencializar o processo de ensino, garantindo não só que o assunto seja repassado, mas possibilitando que os professores desenvolvam projetos híbridos aguçando a criatividade e desenvolvendo competências interpessoais dos estudantes.
Neste cenário, as metodologias ativas se tornam essenciais para a produção de um ensino remoto atrativo e eficaz. Este modelo de ensino quebra os paradigmas das aulas expositivas, em que o aluno é apenas o receptor do conhecimento, e transforma o estudante no protagonista do processo de aprendizado. Alguns exemplos de técnicas que podem ser utilizadas nesta pandemia são:
Sala de aula invertida – Este método é a inversão do modelo tradicional e ressignifica o papel do aluno, promovendo o desenvolvimento de uma aprendizagem investigativa. Nele, o professor passa o conteúdo para os estudantes antes da aula, para que eles tenham o primeiro contato com o assunto. O conteúdo pode ser disponibilizado para o aluno por meio de plataformas digitais. Depois, o educador auxilia os alunos tirando dúvidas em exercícios ou através de debates com a turma sobre o tema.
Gamificação – O objetivo é utilizar os princípios dos jogos como aliada dos professores no processo de ensino-aprendizado. A ideia é que seja uma atividade envolvente e que promova o engajamento dos estudantes de forma lúdica, tenha um sistema de dificuldades crescentes e recompensas para cada objetivo conquistado. As atividades podem ser realizadas de forma individual ou em grupo.
Novos rumos-A crise veio para acelerar a transformação digital dentro das escolas e abrir as possibilidades para um ensino híbrido constante. Este é o momento das escolas se reinventarem e aprenderem na prática como utilizar as tecnologias para potencializar o processo de aprendizagem. A Miedu tem soluções que ajudam as unidades de ensino na utilização das tecnologias digitais e medir o desempenho dos seus alunos. Entre em contato conosco para mais informações.