Unesco divulga guia sobre o uso de tecnologias nas escolas
Em todo o mundo é cada vez maior a adesão ao uso de celulares e tablets em sala de aula, onde os respectivos governos têm voltado as atenções para necessidade de investimentos e adaptações tecnológicas na educação. É fato que a inserção das tecnologias nos projetos pedagógicos ocorre, gradativamente, de acordo com os recursos financeiros e o direcionamento educacional de cada lugar, mas aos poucos ganha espaço em todos os países.
Diante desta nova realidade, a Unesco reuniu especialistas espalhados no mundo inteiro e preparou um guia com 10 recomendações políticas que visam ajudar governos a implantar recursos tecnológicos em sala de aula, além de apresentar 13 bons motivos para aliar a tecnologia à educação.
Segundo Steve Vosloo, coordenador do projeto, a ideia de lançar essas recomendações surgiu da constatação de que mesmo ciente da necessidade de implantar o uso das tecnologias em sala de aula, muitos governos não sabiam dar significado a esse uso. O documento destaca pontos como a importância de criar ou atualizar políticas que incentivem o uso das tecnologias móveis em sala de aula, capacitar e treinar professores para este uso e a criação de conteúdos adequados, levando em consideração questões como uso seguro e saudável da tecnologia.
Confira abaixo um infográfico sobre o guia, que foi divulgado na última semana, em Paris, na Mobile Learning Week.
Fonte: Porvir