Três aspectos para esperar das escolas em 2022
Levando em consideração tudo o que já foi apontado por nós aqui, em textos anteriores – a responsabilidade ao lidar com o emocional, os cuidados na gestão de pessoas, sem esquecer dos cuidados básicos das medidas sanitárias e distanciamento – decidimos elencar 3 pontos importantes para as escolas e Instituições de Ensino (IEs) se prepararem para a volta às aulas 2022.
1 Ouça as necessidades dos professores
Não há, de fato, um modelo ou ‘receita de bolo’ para como os professores devem se portar nessa retomada já que nem todos estão seguros disso, apesar da maioria ter retornado presencialmente ainda em 2021. Os gestores precisam ouvir, observar e ajustar as metodologias aplicadas, além de oferecer uma carga horária equilibrada a eles. Dentro da sala é onde eles estão mais tempo que qualquer gestor, coordenador, diretor etc. Por isso, se eles alertarem para desviar a programação de aulas para alguma lição ou atividade de cunho socioemocional, é interessante ter o apoio de todos da escola.
2 Crie um ambiente acolhedor
Pegando o gancho do tópico acima, o ano letivo passado trouxe algumas dificuldades para alunos, principalmente àqueles que não tiveram total apoio, inclusive estrutural. Incentive-os a compartilhar sentimentos e expectativas, crie diálogos que tenham conclusões positivas. Aqui, novamente, entra o ponto de manter o olhar além do coletivo dentro da sala de aula, pois as conversas individuais trarão novas possibilidades de aplicar atividades diferenciadas para aqueles que precisam.
3 Continue apostando em Tecnologia
Uma das boas heranças dos dois últimos anos de ensino remoto foram as salas de aula digitais. Na preparação ainda para 2021, as escolas aceleraram significativamente a necessidade por espaços assim em sua estrutura e isso não deve ser esquecido em 2022. O aprendizado de forma remota elevou a alfabetização digital não só entre alunos, mas também entre professores e outros colaboradores de escolas e IEs, que também sentiram a necessidade de ingressar no mundo digital para se integrarem à nova era. Por fim, é importante que continuem a explorar novas formas e abordagens criativas para garantir que o aprendizado possa continuar dentro ou fora da escola.