Transforme seu aluno em um resolvedor de problemas
A Miedu entende que nossos alunos são cidadãos nativos do mundo digital, onde a criatividade, inovação e experimentação precisam fazer parte do processo de conhecimento. Por isso, trabalhamos com metodologias ativas que ajudam ao professor a ressignificar os conceitos de ensino-aprendizado, de forma que os estudantes sejam protagonistas na sua construção do saber, com autonomia e confiança para ir além nos estudos e no desenvolvimento de competências que os acompanharão por toda a vida, como por exemplo, na capacidade de resolução de problemas.
Ao estimular seus estudantes a resolverem problemas na sala de aula, o professor permite que eles se preparem para enfrentar os desafios atuais e futuros que farão parte tanto da sua vida escolar quanto na fase adulta e no mercado de trabalho, gerando motivação, resiliência e autoestima.
Aprendizagem baseada em problema
Uma das dinâmicas das metodologias ativas é a aprendizagem baseada em problemas. Nela, os alunos são incentivados a participar de desafios, analisando formas de resolvê-los, com trabalho em equipe. O propósito é estimular a capacidade investigativa, de reflexão do estudante, o levando a uma resolução ágil e coerente para o problema apresentado.
Esse método está alinhado às demandas do mercado de trabalho, por exemplo, que diante de um cenário imprevisível, com mudanças tecnológicas rápidas e inúmeras incertezas, exige dos seus profissionais alta capacidade de adaptação e novas soluções para problemas e desafios do cotidiano.
Dicas para resolução de problemas
Ao estimular seus alunos na resolução de problemas, o professor pode dar várias dicas que já são utilizadas no mundo coorporativo, tornando a atividade pedagógica imersiva e contextualizada.
Localizar o problema de forma objetiva, estabelecer metas, analisar as causas e a elaboração de um plano de ação são algumas delas. Também incentive-os a documentar suas dúvidas, informações e desafios que surgem ao longo do processo, e se há necessidade de implementar mudanças.
Faça comparativos e análises dos resultados, documente ações e efeitos e verifique a eficácia das ações tomadas. Para finalizar, reflita sobre os aprendizados, o que pode melhorar e padronize o que deu certo.