Textos em quadrinhos, novos gêneros em sala de aula
Desde a antiguidade, o uso de pinturas, desenhos e ilustrações faz parte do processo de desenvolvimento cognitivo de alunos, e é uma ferramenta bastante utilizada na educação até os dias de hoje. Sabendo dos benefícios e da eficácia de atividades lúdicas em sala de aula, algumas editoras vêm apostando na utilização de HQs para ilustrar e contar clássicos da literatura.
Apesar de dividir opiniões, já que alguns professores acreditam que os quadrinhos podem afastar os leitores das obras originais, há docentes que usam HQs para despertar o interesse dos alunos sobre grandes clássicos como Robinson Crusoé e obras de Cervantes e Machado de Assis. No entanto é necessário entender que cada criação têm o seu valor, e a reprodução de uma obra em diferentes gêneros textuais possibilita ao aluno saber identificar suas particularidades, diferenciar um texto do outro e desenvolver seu
censo crítico.
A Mídias Educativas têm a preocupação e o cuidado de pesquisar e entender o objetivo de cada programa ou sistema desenvolvido para área educacional, para que o processo de apredizagem seja sempre prazeroso e bem aproveitado por alunos e professores.
Fonte: Clássicos em quadrinhos – CMais Tv Cultura