Inclusão Digital, Mídias Educativas, Tecnologia Educacional

Tendências de Ensino para 2023

Com as constantes mudanças na área educativa, em sua maioria, adaptações para tentarem se adequar às transformações da sociedade, nós, da Miedu, fazemos questão de estar atentos a tudo o que pode colaborar com a melhoria do ensino. Nem tudo o que foi apontado aqui, é inédito, mas mesmo assim, segue sem metodologias de aplicação que se fazem eficazes.

Além dos já muito comentados por aqui, Ensino Híbrido, Personalizado e os relacionados à Educação Ambiental, decidimos relatar mais três tipos de ensino que são apontados como tendência máxima para 2023, que precisam ser melhor explorados o quanto antes.

E-learning

O primeiro da lista é a base. Uma abreviação do inglês electronic learning (aprendizado eletrônico), é mais uma forma de EaD (Educação a Distância) que engloba recursos multimídias, em sua maioria audiovisuais, para promover o aprendizado personalizadamente, de um grupo ou comunidade. Pode parecer básico se pensar que o contexto desse termo é a popularização dos computadores e da internet, mas a realidade é que nem esse básico é comum igualitariamente a todos. Usualmente, o formato e-learning é realizado completamente a distância, mas também com a possibilidade de que sejam ministradas dinâmicas presenciais, o que é necessário quando falamos, principalmente, de educação de crianças e adolescentes, assim como adultos que não construíram o hábito de inserir aparelhos tecnológicos em sua rotina. Nesse caso, passa a ser aquele modelo híbrido de aprendizagem.

Microlearning

Essa abordagem trabalha por partes, por pílulas de conhecimento. Aqui o conteúdo é transmitido em pequenas doses de conhecimento e em um curto espaço de tempo. O seu foco é construir sessões de aprendizagem com a finalidade de ensinar conteúdos mais longos e complexos. Esse tipo de aula/atividade tem uma linguagem simples, de fácil compreensão e podem contar com o apoio de recursos multimídia. Geralmente usados em empresas que desejam aprimorar as dinâmicas de treinamentos para funcionários, essa também segue apontada como uma ótima solução para recuperar conteúdos passados ou tentar amenizar os gaps de aprendizados.

Educação Imersiva

Aqui é uma forma ampla de construir conhecimento. Isso porque as ferramentas tecnológicas usadas para colaborar com o desenvolvimento educacional, possibilitam o desenvolvimento de habilidades técnicas e cognitivas, assim como incentiva a superação de desafios como a otimização do tempo para estudos. Contribuem até mesmo com o aprimoramento da autonomia e do pensamento crítico no processo de aprendizagem. Excelente, não é? Quando falamos de educação imersiva, debatemos sobre o uso de ferramentas que permitam aos estudantes usufruírem dos conteúdos de formas mais interativas e dinâmicas.

Já sabia que essas formas estavam em alta novamente?

Se gostou, compartilha o conteúdo!