Tecnologia para uma nova educação
Assuntos no quadro, livros espessos e cadernos para anotações, além de um extenso conteúdo a ser trabalhado, este cenário das salas de aula está ultrapassado. Em matéria publicada na Folha de São Paulo o colunista Luli Radfahrer fala sobre a necessidade de repensar a escola.
Segundo Luli, aulas entediantes, sobrecarga de tarefas para professores, mal-remuneração, são alguns dos fatores desmotivantes para alunos e docentes no processo de ensino-aprendizagem. Daí a importância de repensar e recriar metodologias de ensino, incluindo o uso da tecnologia e da internet em sala de aula, o que torna as aulas mais dinâmicas, interativas e facilita o desempenho dos docentes.
No último post da Mídias Educativas, falamos sobre as 10 tecnologias, relacionadas por especialistas, que vão revolucionar a educação. E não coincidentemente, Radfahrer cita a maioria delas como sugestões de tecnologias que podem ter aplicações didáticas. No entanto é importante lembrar que o uso dessas tecnologias deve complementá-las entre si, com o objetivo de criar uma nova metodologia de ensino. Os benefícios serão mútuos para alunos, professores e todo sistema educacional.
A Mídias Educativas acredita que a inserção da tecnologia em sala de aula pode transformar o comportamento de alunos e professores, melhorando resultados e a realidade da educação no Brasil.
Fonte: Folha de São Paulo