Tecnologia catalisa inovação que existe no professor
Em um mundo tão globalizado, as novas tecnologias devem estar integradas ao projeto pedagógico. Assim, professores e alunos também estarão mais integrados, o que potencializará os processos de aprendizagem através da personalização do ensino. É o que defende Antoni Zabala, diretor da Revista AULA de inovações educativas, fundador de Campus Virtual de Educação da Universidade de Barcelona e referência mundial em formação docente e reforma curricular.
Durante a 12º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, realizado em Recife entre os dias 17 e 19 de setembro, o teatro principal do Centro de Convenções de Pernambuco viu seus quase 4500 lugares ocupados por educadores interessados na palestra “Tecnologia em sala de aula: uma solução ou um problema?”, capitaneada por Zabala. “Espera-se que os educadores solucionem todos os problemas da sociedade, mas não oferecem ferramentas para isso. E quando oferecem, o fazem sem preparo. Assim, o que poderia ser útil se torna um obstáculo”, comentou Zabala ao descrever um constante problema enfrentado por educadores que são estimulados a usar computadores e ferramentas digitais em suas aulas.
Para ele, a maioria das soluções digitais do ensino tem como público principal o professor inovador, mas a realidade é que grande parte do corpo docente ainda é tradicional e utiliza métodos tradicionais de aprendizagem, o que se apresenta como uma grande incoerência. O erro seguinte é esperar que o professor seja inovador para só então ser capaz de utilizar as TICs em suas metodologias. “O professor pode não ser inovador a priori, mas a tecnologia pode catalisar a inovação que existe naquele professor, ainda não aflorada”, destaca.
Outro ponto relevante salientado pelo educador espanhol é referente às diferenças que existem entre os membros do professorado. Da mesma forma que se fala da personalização do ensino, é preciso falar dos distintos perfis do profissional. “Cada aluno é um individuo, aprende e interage no seu ritmo. E cada professor terá particularidades no processo de transição dos modelos analógicos aos digitais. Para que seja eficaz, essa transição deve ser vista como um processo gradativo, passo-a-passo”.
Especialista na utilização das tecnologias, Antoni Zabala deu uma breve entrevista sobre os desafios da educação e como a tecnologia pode ser uma aliada do professor e dos alunos. Confira: http://bit.ly/ZbxpuY