Realize avaliações diagnósticas antes de montar um plano de retomada às aulas presenciais
As avaliações sempre fizeram parte da rotina das instituições de ensino e servem como um termômetro de aprendizagem dos estudantes. Com a pandemia do novo coronavírus e as aulas remotas, o Conselho Nacional da Educação (CNE) reforça a importância da execução de avaliações diagnósticas, principalmente para a definição de um plano de retorno para as aulas presenciais.
Mas como funciona? A avaliação diagnóstica tem o objetivo de identificar os déficits de aprendizado dos alunos e turmas de uma instituição. Com essa informação, os professores e gestão podem traçar um planejamento direcionado para sanar as principais dificuldades dos estudantes, além de montar planos de intervenção eficazes no processo de ensino-aprendizagem.
Normalmente, essas avaliações eram realizadas no início e final do ano letivo, mas muitas escolas e redes de educação já faziam os testes bimestralmente para adaptar os métodos de ensino No contexto da Covid19, a utilização das avaliações diagnósticas tomou uma proporção ainda maior. Os dados adquiridos informam à instituição como foi a adaptação dos alunos durante o ensino remoto e quais os principais déficits dos estudantes deste período. Assim as escolas poderão traçar planos de retomada personalizados para as turmas, pensando em quais etapas de ensino precisam receber maior atenção e se o método híbrido seria eficaz.
Como aplicar remotamente?
Nesta tarefa se torna essencial a utilização de tecnologias educacionais para ajudar na aplicação e levantamento de dados dos testes desenvolvidas com maior precisão e agilidade. A Miedu tem soluções para ajudar as redes de ensino e escolas a aplicarem essas avaliações de forma remota, seja online ou através de um questionário impressos.
Os dados obtidos nas avaliações são processados na plataforma, que extrai informações relevantes de toda rede de ensino ou instituição e disponibiliza para análise por meio de computador, smartphone ou tablet em questão de horas. O sistema disponibiliza estatísticas completas das avaliações aplicadas e é possível encontrar os déficits de aprendizagem por aluno, turma ou escola, no caso de redes de ensino. Quer saber mais sobre essa possibilidade? Acessa o nosso site e entre em contato conosco.