Quem disse que games e sala de aula não combinam?
O blog da Mídias fala hoje sobre uma nova tendência das salas de aula. O uso de games como ferramenta na educação.
Despertar o interesse e a motivação dos alunos não é tarefa fácil na educação. Mas a associação da tecnologia à educação tem mudado o modelo educacional, e cada vez mais novas ferramentas são bem-vindas e inclusas neste contexto.
Estudos realizados mostram que o uso de games em sala de aula pode incentivar as habilidades cognitivas e também as não-cognitivas. Pois além de permitir que o aluno pense, teste e busque conhecimentos, exige uma capacidade maior de concentração e um bom comportamento. Segundo Constance Steinkuehler, professor associado de Mídia Digital da Universidade de Wisconsin-Madison e co-diretor do Games+Learning+Society (GLS), a escolha é fundamental para o desempenho final. Nos testes realizados pelo grupo GLS foi observado que muitos alunos poderiam escolher o que ler, mas eles optavam pelos mais difíceis, isto é, que exigem maior nível de leitura e conhecimento.
Outro especialista, James Gee, professor na Universidade do Arizona, afirma que os jogos estimulam a “inteligência coletiva”, pois há uma interação na rede. Muitos usuários de jogos criam uma rotina e interagem com outros jogadores, formando uma espécie de comunidade, onde há regras e um contexto em que se aplicam as habilidades cognitivas.
Há vários fatores que ainda bloqueiam a adesão dos games em sala de aula no mundo inteiro, devido à falta de conhecimento sobre os benefícios e aplicação desta ferramenta na educação, além da falta de investimentos na área. Mas os estudos apontam para o uso dos games como uma ferramenta eficaz e de grande adesão por parte dos alunos, independente do nível de escolaridade e faixa etária.
Fonte: Scoop.it