Quais são as competências previstas pela BNCC?
A pandemia da Covid19 trouxe diversos desafios para as instituições de ensino e professores do Brasil. Uma das preocupações é a implementação, ainda este ano, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como desenvolver as competências previstas no documento para cada etapa do ensino durante as aulas remotas. Mas quais essas competências e por que são importantes?
As competências são divididas entre gerais e socioemocionais. As gerais são aquelas relacionadas ao conhecimento teórico e habilidades cognitivas adquiridas. São elas:
· Conhecimento
· Pensamento científico, crítico e criativo
· Repertório cultural
· Comunicação
· Cultura digital
· Trabalho e projeto de vida
· Argumentação
· Autoconhecimento e autocuidado
· Empatia e cooperação
· Responsabilidade e cidadania
Segundo a BNCC, as competências são a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atividades e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”. Isso quer dizer que seriam as habilidades do aluno para conseguir viver os conhecimentos no dia a dia, sempre seguindo conceitos como ética, sustentabilidade, direitos humanos e justiça social.
Já as competências socioemocionais são valores e atitudes necessárias para se relacionar com os outras pessoas e consigo mesmo, estabelecer objetivos e até enfrentar situações adversas na vida. Essas habilidades são divididas pela BNCC em cinco eixos que trazem qualidades ou traços de caráter a serem trabalhados que podem se entrelaçar às habilidade cognitivas, criando capacidades híbridas no estudante.
Elas são:
· Abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico),
· Consciência ou Autogestão (determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade),
· Extroversão ou Engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade e entusiasmo),
· Amabilidade (empatia, respeito e confiança),
· Estabilidade ou Resiliência emocional (autoconfiança, tolerância ao estresse e à frustração).
É importante entender que as competências gerais e socioemocionais são complementares e precisam ser desenvolvidas em conjunto. Uma pessoa não precisa apenas do aprendizado das diferentes áreas de conhecimento, mas também precisa resolver os problemas que acontecem ao seu redor como trabalhar em grupo e ter empatia.
Competências socioemocionais na pandemia
Em tempos de ensino remoto, tornou-se ainda mais complicado realizar atividades que desenvolvam as competências socioemocionais, principalmente nas crianças que necessitam do ambiente presencial de interação. Algumas características são ainda mais essenciais nesse período como a empatia, tolerância a frustração, foco e responsabilidade. Nessa tarefa, é imprescindível o apoio da instituição de ensino aos educadores para encontrarem juntos uma forma de desenvolver essas habilidades nas crianças e adolescentes mesmo que à distância.
Já em um cenário de retomada às aulas presenciais, é importante que a escola preveja ,com metodologias claras e eficazes, o desenvolvimento dessas competências gerais e socioemocionais no currículo.