Inovação

Projeto francês convida crianças a mudar o mundo

A plataforma francesa Bâtissuers des Possibles (Construtores do Possível), deseja convencer crianças de 6 a 13 anos que elas podem fazer a diferença na vida das pessoas. Com isso, a plataforma está organizando um concurso onde as crianças devem apontar problemas de onde moram, pensar em soluções para colocá-las em prática e compartilhá-las com os demais. Dessa forma, as crianças desenvolvem motivação, espírito de liderança, autoconfiança e habilidade para trabalhar em outros projetos que envolvam criatividade e colaboração para solucionar problemas da vida real.

“Tudo, ou quase tudo, já foi dito sobre a necessidade de a escola mudar de página e de paradigma. A educação do século 21 não pode continuar ancorada na lógica de transmissão exclusiva de saberes e de sucessos individuais”, informam os responsáveis pela Syn Lab, organização independente que promove o concurso, em seu site. A proposta é baseada na metodologia do Design for Change, criado pela indiano Kiran Sethi que inspira projetos no Brasil e aposta na contaminação dos alunos pelo vírus do “eu posso”. Os organizadores afirmam: “O Construtores do Possível permite que as crianças tomem a iniciativa. Elas tomam a consciência de que não são impotentes diante dos problemas que as cercam.”

Os professores ou tutores devem inscrever as equipes para participarem do concurso que se divide em quatro etapas. Na primeira os pequenos identificam um problema que gostariam que fosse resolvido. Depois ele expõem suas ideias de como o problema seria resolvido da melhor maneira. Em seguida, os alunos são levados para desenhar e concretizar a solução que apontaram. Na última etapa, as crianças são estimuladas a pensar sobre toda a ação, considerando os desafios que superaram e os que não conseguiram superar, e a compartilhar a experiência com outros amigos.

O blog do projeto mostra que não é necessário um problema muito complexo. Ele pode começar com um simples “eu e meus colegas corremos no corredor da escola e isso atrapalha os outros alunos” até proposições que envolvam problemas de saúde e meio ambiente. A organização europeia We Learn It é parceira do projeto e e sugere que os pequenos dêem soluções para problemas como oceanos profundos e as florestas. Além de fornecer material didático em francês para as crianças, a instituição financia atividades para as equipes que precisem de recursos para desenvolver suas ideias.

Através do site, os professores interessados em inscrever suas equipes têm acesso a um kit pedagógico, que mostra o passo a passo, além de dar dicas. Mesmo na plataforma, eles podem encontrar dicas e sugestões como mediar as atividades, sempre com a preocupação de garantir as condições para as crianças protagonizarem cada etapa do projeto.

Também é possível encontrar os resultados de projetos semelhantes, todos ligados ao Design for Change, já alcançaram nos 33 países em que estão presentes. Entre as habilidades que as crianças participantes da metodologia no mundo desenvolveram estão espirito de equipe,  empatia, expressão oral, capacidade de analisar e sintetizar e capacidade de tomar a iniciativa. Sentimentos como timidez, raiva, sensação de impotência e indiferença, frustração, normalmente registrados entre os alunos antes do início das atividades somem ou se tornam insignificantes no decorrer dos projetos.

Veja o vídeo, em francês, que apresenta o projeto.

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]http://www.youtube.com/watch?v=025Rm7Ru_k0[/youtube]