Geral

Precisamos motivar as crianças a estudar? 

Alguns especialistas em psicologia infantil e profissionais da Educação declaram que os estudantes aprendem mais quando têm prazer pelos estudos. Um rendimento escolar de qualidade, por mais que aconteça no tempo individual, depende de vários fatores. Dentre eles, um dos mais importantes é a relação emocional das crianças e dos adolescentes. 

A fim de contribuir para o interesse das crianças e adolescentes em estudar, é fundamental que pais e escolas trabalhem em total sintonia para facilitar a integração das práticas pedagógicas. O papel dos pais e responsáveis é resolutivo para que esse processo de ensino e aprendizagem seja bem sucedido, e também,  é importante lembrar que esse processo vai além de tirar ou não boas notas. O apoio emocional da família constrói uma base de autoconfiança e isso gera bons resultados, não apenas no período escolar, mas também como em outras partes da vida. 

A ajuda de casa é sempre bem-vinda, pois vamos lembrar que a maioria são crianças e que eles não conseguem superar alguns obstáculos. Esteja sempre perto para conseguir identificar os pontos fortes e os pontos de dificuldade deles. Depois disso é importante sentar para dar atenção e ajudar, assim como definir metas para os próximos passos na evolução do aprendizado. Essa é uma das tantas formas de demonstrar que os contratempos não acontecem para que se desista do objetivo, mas sim para estimular a pensar de forma diferente e resolver o problema. 

Lembrem-se: aprender se torna mais fácil quando o caminho é prazeroso e não nos fixamos apenas na expectativa com o resultado.