Por que inserir ODSs nas escolas?
Para além de conteúdos da grade curricular, as escolas e as instituições de ensino também auxiliam alunos as características de melhoria na convivência social. Ao inserir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas instituições de ensino, as escolas contribuem para a formação de cidadãos conscientes da missão de construir um mundo melhor.
Ao todo, foram 17 objetivos, criados em 2015, para englobar um plano ousado de ações propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe acabar com a desigualdade social, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade até 2030.
Claro, a ONU incentiva a adoção dos ODS por toda a sociedade, mas as escolas devem entender esse objetivo como um auxílio no desenvolvimento moral e mental dos alunos, aumentando o engajamento. Além disso, turbinam suas habilidades acadêmicas e os tornam mais competitivos quando chegam ao mercado de trabalho.
Seja como for, eles não devem ser pensados e trabalhados de forma isolada. A melhor saída é aplicá-los complementarmente para potencializar a interdisciplinaridade, o pensamento complexo e a visão sistêmica dos projetos e práticas pedagógicas.
Vale destacar, por exemplo, que o ODS número 4 trata especificamente sobre assegurar uma educação inclusiva e de qualidade. O tema, porém, é abordado em outros objetivos, refletindo sua importância para a conquista das metas estabelecidas pela ONU.
Há também a ideia de sustentabilidade nas escolas deve ser incluída na estrutura de gestão e ser aplicada todos os dias, tornando-se parte da cultura da escola. Assim, fica mais fácil construir sistemas educacionais adequados aos objetivos, com conteúdo relevante e que estimule a participação dos alunos durante as aulas.