Geral

Por que falar sobre Direitos Humanos em sala de aula?

Ainda que a Declaração tenha sido assinada em 1948 e que, no Brasil, a Constituição de 1988 já arremate o tema há 33 anos, muitos desses direitos ainda seguem desconhecidos ou incompreendidos pela maioria da população brasileira. Hoje é o Dia Mundial dos Direitos Humanos e acreditamos que falar sobre eles nas escolas e Instituições de Ensino (IEs), é de grande importância, pois além da preparação para a cidadania e para o mercado de trabalho, instituições de ensino têm como parte de sua função social, formar pessoas para a convivência numa sociedade onde há de prevalecer a cultura de diversidade e de direitos assim como o respeito pelas pessoas.

Uma das características dos Direitos Humanos, que precisa ser colocada em evidência desde o início, é que há nele o caráter coletivo e que tem por objetivo legitimar as garantias fundamentais humanas contra todo e qualquer tipo de violação.

Enfraquecer alguns mitos criados por preconceitos se torna muito importante, ao considerar a relevância do o bem-estar comum. Afinal, saber, desde criança, reconhecer o seu valor, o do próximo, por mais diferente que ele seja, por mais errado que sua atitude esteja, é saber respeitar as diferentes configurações de modos de viver e de conduzir a vida humana.