Por que estudar o Folclore brasileiro em sala de aula?
Embora abrangentes, os assuntos sobre cultura são fundamentais para a construção da educação infantil. Por si só, eles justificam a importância de serem integrados às práticas pedagógicas, pois lidam diretamente com a criação de caráter e intelecto. A partir disso, a criança consegue criar sua identidade cultural, ter o sentimento de pertencimento, reconhecer e respeitar a própria história.
O folclore brasileiro é uma parte muito forte de nossa cultura popular, e isso deve ser valorizado e perpetuado de geração para geração. O Brasil, com toda sua riqueza de influências vindas de vários povos, criou para si uma forma única de representar costumes, saberes populares, gastronomia, brincadeiras, danças e as crenças de um país laico. Essa é uma base cultural que consegue explicar e transferir os valores acumulados pelo tempo.
Ao estudar sobre o tema, é possível desencadear em crianças e jovens uma curiosidade genuína sobre os antepassados,assim como despertar o interesse pela riqueza cultural de cada região do país, e esse deve ser o objetivo principal ao introduzir o assunto na educação infantil.
Nos primeiros anos da infância, temos uma forma única de aprender, geralmente acontece por meio de instinto e quanto mais dinâmico e lúdico, melhor. Nesse caso, menos teoria, mais ilustrações que façam as crianças se reconhecerem ali, são as melhores formas de fazer com que eles absorvam o conteúdo e tenham maior curiosidade em aprender e comentar sobre aquilo. Para além disso, não podemos deixar de mencionar as tão valiosas brincadeiras típicas do universo tão lúdico que é o Folclore, Elas, com suas abordagens, em geral, coletivas e festivas, são extremamente benéficas ao desenvolvimento infantil.
Se você ainda não abordou esse tema na sua escola, que tal mudar essa ideia?