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Pensamento computacional como visão pedagógica para a Geração Alpha

Ainda não existe uma prática pedagógica que tenha um resultado 100% positivo quando falamos de desenvolvimento pleno do estudante, mas não é de hoje que o pensamento computacional aparece como uma estratégia eficaz. Falamos um pouco sobre ele no post das nossas redes sociais Instagram e Facebook, onde você pode conferir, caso não esteja familiarizado com o tema.

Em suma, o pensamento computacional abrange diversas habilidades, caso seja usado de forma benéfica para todos em sala de aula.  Uma delas é a competência de reconhecer e resolver problemas no âmbito individual ou colaborativo, entre outros pontos importantes. Por isso, sua escola deve promover uma nova provocação ao oferecer uma formação de base computacional estável em áreas que permitam aos alunos estarem preparados para lidar com os desafios pessoais e profissionais.

O pensamento computacional serve para contribuir com a adaptação da sala de aula às necessidades da sociedade. A transformação digital surgida com as novas tecnologias exige que os indivíduos estejam cada vez mais aptos a lidar com a rapidez da resolução de problemas que a cultura do imediatismo contemporânea. Pensando nisso, vamos olhar para os nascidos na década de 2010, são os chamados Geração Alpha, que parecem já ter vindo ao mundo com algumas dessas aptidões e exigências. Entre elas estão: aprender e descobrir por meio de tentativa e erro; têm constantes mudanças de desejos e preferências, o que faz com que eles precisam quase sempre aperfeiçoar competências ou iniciar raciocínios do zero; navegar intuitivamente por aparelhos digitais sem contar no forte desejo de gratificação instantânea e a eterna busca pelo modo mais fácil de conseguí-las. 

Sem contar em um ponto muito importante, que o pensamento computacional traz para as crianças dentro ou fora de sala de aula: a Autonomia. O pensamento lógico faz com que a criança seja cada dia mais independente em suas decisões e esse é um ponto que nós, da Miedu, defendemos muito. Até porque quanto mais crianças desenvolverem aptidões como esta, maior será a chance de serem adultos capazes de encontrar soluções para seus problemas, concorda?