Os dez maiores erros de quem faz EAD
Quem acha que a qualidade de ensino da Educação a distância é menor e exige menos esforços dos alunos se engana. Pelo contrário, a EAD exige mais disciplina e organização de seus alunos. Por isso a Uol relacionou os dez maiores erros de quem faz EAD e algumas dicas de como evitá-los.
1. Certifique-se de que o modelo de ensino e as ferramentas utilizadas, como videoaulas, leituras extracurriculares, apostilas, discussões online servem para você.
2. Verifique com antecedência como a instituição de ensino trabalha seus conteúdos, suas ferramentas de interação e o material didático online. Busque referências e confira se a graduação ou pós é reconhecida pelo MEC. No caso de cursos de atualização profissional e idiomas, essa checagem não é necessária.
3. Para fazer um curso a distância é fundamental ter uma internet com conexão rápida e de qualidade, uma webcam para casos de discussões em grupo e uma impressora para imprimir textos extracurriculares.
4. Organize-se semana a semana. Estabeleça o número de horas que tem disponível para estudar e prepare um proagrama de estudos.
5. Reserve um local apropriado para os estudos e fique longe de celulares e aparelhos de TV. Se bater a fome, faça uma pausa pequena e depois retorme os estudos.
6. Distribua o estudo ao longo da semana, evite deixar tudo para última hora.
7. É mais comum que grupos jovens sejam mais familiarizados com os estudos virtuais do que os mais velhos. Os tutores (professores) podem ajudar os alunos ou os próprios colegas.
8. É importante participar das aulas, fazer perguntas ao professor e tirar dúvidas.
9. Não tente enganar o professor, mesmo acompanhando a distância com o tempo ele conhecerá sua forma de escrita e como você se expressa. Plágio é condenável, se for citar algum texto, inclua a fonte.
10. É necessário rever e revisar todo o conteúdo do material constantemente, onde uma das vantagens da EAD é que o conteúdo está sempre disponível para revisão.
Seguindo essas dicas fica mais fácil acompanhar o ritmo de aprendizado e tem um bom aproveitamento no curso EAD.
Fonte: Uol