Educação

O uso dos tablets em sala de aula

A redução nos preços e a facilidade de compra para equipamentos de informática, têm permitido maior acessibilidade da população à tecnologia e a dispositivos portáteis como tablets, notebooks. Nas escolas e universidades é cada vez mais comum o uso de tablets por estudantes, que usam o equipamento como ferramenta de pesquisa, interação e entretenimento.

Algumas instituições de ensino aderiram ao tablet como material didático, disponibilizando o conteúdo como material virtual. Devido ao uso e a grande quantidade de aplicativos e funções, os alunos tem muita facilidade de manuseio destes dispositivos. No entanto, nem sempre o corpo docente está familiarizado com estes equipamentos ou sabe explorá-los de maneira a dinamizar suas aulas. É necessário haver uma preparação dos professores sobre como manipular as ferramentas e utilizar os programas em harmonia com os conteúdos a serem trabalhados. Desta forma os docentes desempenham o papel de facilitadores na troca de informações e não apenas detentores de conhecimentos.

O uso da tecnologia associado as inúmeras possibilidades de informações que a internet oferece, se bem direcionado, pode ser um grande aliado as estratégias atuais de educação. É importante que as escolas e universidades conscientizem seus professores sobre a inclusão da tecnologia no dia a dia das pessoas e sua aplicação em sala de aula, o que pode tornar o processo de ensino-aprendizagem mais agradável e eficaz para professores e alunos.

Ciente desta nova realidade, a Mídias Educativas têm se destacado pela criação de projetos de sucesso, desenvolvidos para uso, também, em dispositivos móveis por alunos e professores em programas educacionais. As perspectivas são as melhores, já que a cada sistema vão se aprimorando funcionalidades e novidades interessantes aos usuários.

Fonte: Temos tablets. E agora? – Porvir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *