Geral

O relevante papel da fantasia na Educação infantil

Hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil e acreditamos ser importante ressaltar o real valor que a fantasia carrega quando é apreciada por alguém que está com suas habilidades motoras, emocionais e sociáveis em construção.

Conhecido também como “o faz de conta”, esse mundo, sempre tão colorido, faz com que a primeira infância desenvolva uma série de habilidades essenciais para a sobrevivência, além de trabalhar os valores presentes em grupos diferentes de sua vida. Nessa narrativa, cada personagem e objeto são essenciais para delimitar situações, regras e atitudes. É um aprendizado essencial para a vida futura das crianças.

Quando a criança ouve uma historinha, ou aprende a ler e interpretar as histórias, ela imagina e assume papéis; daí a tendência é desdobrar aquele enredo e construir interações, mesmo que de forma imaginária. E ah, deixem eles imaginarem, nada de cortar as asas da imaginação deles, hein? Por meio dessa atuação, elas demonstram sentimentos, e suas percepções do próprio cotidiano, assim como expressam, medos, dificuldades e se motivação para superar aqueles obstáculos criados dentro da própria fantasia. Isso é ou não é um passo para frente em questão de aprendizagem?

Visto que já entendemos que ler, imaginar e brincar é muito importante, é correto afirmar que a empatia e a disponibilidade do professor é muito importante na hora desse estímulo.