Novos papéis para alunos e professores em EAD
As constantes mudanças proporcionadas pela tecnologia à educação dão origem, naturalmente, a novas relações em sala de aula, dentre elas está o papel de professores e alunos em sala de aula. A educação a distância (EAD) é uma realidade na educação mundial, onde o professor é considerado o tutor virtual. No entanto a facilidade de acesso à informação que a internet possibilita garante mais conhecimento por parte dos alunos, que passam a ter um perfil ativo no processo ensino-aprendizagem. O professor que antes era o único detentor de conhecimento, têm agora a função de mediador e facilitador de conhecimento.
Especialistas da área apontam como um dos destaques da EAD o conceito de polidocência, pois o trabalho em EAD envolve diversos profissionais, docentes e não-docentes para dar conta da complexidade das aulas nessa modalidade. Há o professor que atua nos encontros presenciais, este conhecido como tutor presencial, e o que acompanha à distância através das tecnologias de informação e comunicação, este é chamado de tutor virtual.
Nos cursos de EAD a atuação do tutor é fundamental para o bom aproveitamento das turmas. A capacidade de interação, a clareza na explicação das tarefas, a animação dos debates da disciplina e a assistência emocional aos alunos garantel o bom funcionamento do curso à distância. Os alunos de EAD, por sua vez ganham maior autonomia já que possuem maiores ferramentas de pesquisa através da internet, porém devem ter maior responsabilidade para organizar seu tempo. Algumas dificuldades encontradas por cursistas de EAD é o excesso de postagens em discussões promovidas nos fóruns, além do plágio, embora este último não seja comum só nesta modalidade de ensino.
A Mídias Educativas também desenvolve projetos na área de educação à distância, sempre ciente da responsabilidade de criar programas interativos que possam facilitar a interação professor/aluno e transmissão eficaz de conteúdo.
Fonte: Blog Educação a distância