Miedu acredita no poder do aprendizado mútuo
Recentemente postamos, em nossas redes sociais, sobre a participação dos professores locais nas provas de avaliação diagnóstica e tivemos um retorno positivo sobre isso! Por essa razão resolvemos explicar um pouco mais sobre como funciona o envolvimento deles e como isso pode trazer bons resultados posteriores.
“Por que a Miedu não tem banco de questões para as avaliações diagnósticas?” É uma das perguntas mais recorrentes quando apresentamos nossa metodologia aos parceiros interessados. Existe uma intencionalidade por trás dessa falta, pois quando os professores se engajam com o processo eles se motivam a personalizar as provas de acordo com o que enxerga de déficit e pontos fortes da turma. Não há apenas um olhar neutro em cima dos resultados, como geralmente acontece.
Isso nos lembra que a ideia de que professores têm como função apenas ensinar e colher resultados do que os alunos aprenderam, é uma visão bastante arcaica, diga-se de passagem. Se você acompanha a Miedu há mais tempo, já deve entender bem sobre o que estamos falando.
Outro ponto que já tocamos aqui é que todos temos a capacidade de ensinar e aprender das mais diversas formas e por causa disso, é tão importante engajar alunos e professores, além de promover esse conceito de igualdade. Assim, todos podem começar a se sentir mais à vontade para aprender e ensinar. Os professores devem ter a liberdade de apresentar os pontos positivos e negativos que enxergam na turma e, por consequência, tentar melhorá-los, inclusive em avaliações. Da mesma forma, os alunos precisam falar sobre suas fraquezas. Só assim é possível haver uma evolução. Assim o aprendizado é mútuo, e os resultados são melhores