Lei aprova o programa Um Computador por Aluno no Brasil
Em setembro foi publicada a lei 12.715 que restabelece o programa Um Computador por Aluno (UCA) para escolas públicas brasileiras. O programa começou a ser pensado pelo governo brasileiro no ano de 2005, quando a organização One Laptop Child lançou o projeto de levar para crianças de países em desenvolvimento notebooks de baixo custo com o objetivo de promover a inclusão digital e facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
Em 2007, o UCA foi implantado em cinco escolas em caráter experimental e em 2009 começou a ser expandido para outras unidades. De acordo com dados publicados em janeiro pela Agência Brasil, 500 escolas no Brasil contam com computadores do programa. O MEC estima que 574 mil computadores foram adquiridos pelo governo federal, prefeituras e governos estaduais. No entanto este número equivale a apenas 2% das matrículas de ensinos fundamentais.
Até o momento não foram divulgados estudos sobre os resultados do programa no Brasil. Porém quanto ao desenvolvimento do UCA em outros países é possível ver no infográfico abaixo algumas informações interessantes:
Ainda há questionamentos sobre a eficácia do programa Um Computador por Aluno aqui no Brasil, pois existem dificuldades de estrutura como fornecimento de internet banda larga e local para guardar os computadores. Mas o blog da Mídias já mostrou o sucesso desse programa numa cidade paraguaia e seus benefícios para alunos, professores e a comunidade em geral.
Fonte: CMais