iPad facilita aprendizado de Ciências, diz estudo
Em tempos onde professores se questionam se os tablets desempenham um papel mais importante na educação, uma recente pesquisa mostra bons resultados sobre a utilização de desses gadgets no processo de aprendizagem dos alunos. Criados por pesquisadores do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian, o estudo aponta que a utilização de iPads, além de outros tablets, favorecem os estudantes do ensino médio no aprendizado de ciências devido a esses equipamentos representarem plataformas ideais parar gerar simulações em 3D. Desse modo, entender os assuntos como a lógica de funcionamento da escala o sistema solar se torna mais simples de ser apropriado pelo estudante que usa a ferramenta.
A habilidade que os alunos possuem no manuseamento dos tablets é mais um ponto que contribui mais ainda na imersão dos estudantes no conteúdo que é exibido em forma de animação. “Esses dispositivos oferecem aos estudantes oportunidades de fazerem coisas que seriam impossíveis de serem feitas se o assunto fosse repassado em ambientes como a sala de aula tradicional”, conta Matthew Schneps do Harvard College Observatory, líder da pesquisa.
Até chegar aos resultados, os pesquisadores observaram os ganhos na aprendizagem de 152 alunos do ensino médio que utilizaram iPads para explorar o espaço simulado em 3D. Os dados coletados foram comparados com os de 1.184 estudantes que aprenderam de formas mais tradicionais, com a explicação do mesmo assunto sendo realizada em sala de aula. Grande parte das questões que foram realizadas entre os dois grupos se referiam a percepção e a forma como cada um dos alunos entendia a dimensão e escala espaciais. “O que é talvez o mais notável é que vimos ganhos de aprendizagem significativas entre os alunos que utilizaram as simulações, em situações em que pouco ou nenhum ganho foi observado nas salas de aula tradicionais”. disse Mary Dussault, também membro da equipe de pesquisadores.
Sabendo que as universidades e escolas ainda estão iniciando o processo de adoção de práticas pedagógicas capazes de utilizar as funcionalidades dos tablets, o estudo é realizado na ocasião em que as escolas públicas dos Estados Unidos veem adotando cada vez mais esses dispositivos em seus currículos. O grupo é composto por alunos de escola como a Bedford High School de Massachusetts, que decidiu equipar todos os estudantes com dispositivos da Apple. “Desde que comecei a usar iPads na nossa escola temos visto ganhos substanciais na aprendizagem , especialmente em disciplinas como matemática e ciências”, disse o diretor da escola, Henry Turner
Dessa forma, a pesquisa oferece a universidade uma evidência experimental favorável na utilização dessas novas tecnologias na educação. “O aprendizado tipo ‘mão-na-massa’ com o auxílio de simulações de computador de alta precisão levam a uma melhor compreensão do assunto analisado”, conta Philip Sadler, coautor do estudo.
Porém, mesmo com resultados positivos, professores ainda alertam que a tecnologia por si só não corresponde a um bom aprendizado. Ele lembra que a utilização de dispositivos como tablets devem estar integrados com um planejamento pedagógico cauteloso para que a utilização desses gadgets seja cada vez mais otimizado de maneira a proporcionar benefícios para os estudantes.
Fonte: Porvir