Internet na periferia, novos hábitos para a educação e a sociedade
O acesso a internet por usuários de todas as classes sociais é cada vez mais irrestrito, o que ocasionou uma notável mudança no comportamento da sociedade, em especial nas periferias, e reflete, hoje, diretamente nos pilares da educação.
Pessoas de diferentes idades e profissões que tem objetivos distintos, como estudantes que acessam a rede para realizar pesquisas, pequenos empreendedores que buscam ampliar suas relações comerciais ou mesmo usuários das redes sociais, formam o perfil das pessoas conectadas a internet na periferia. A sociedade têm ocupado mais seu tempo conectada a internet, que é a nova “rua” da periferia. É o que mostra o documentário A Vida do Lado de Cá, que fala sobre a percepção e recepção das
comunidades sobre as marcas e como as empresas trabalham seu marketing nesses locais.
Segundo Tatiana Ivanovici, idealizadora do documentário e diretora da rede Do Lado de Cá, em entrevista ao site Porvir, os depoimentos do A Vida do Lado de Cá, mostram que o processo de aprendizagem dos jovens mudou e que eles utilizam a internet como suporte para adquirir conhecimento. O tempo que antes era usado em brincadeiras de rua, hoje é melhor aproveitado em pesquisas feitas na internet. Além do entretenimento, a rapidez e a diversidade de fontes, estimulam os jovens na procura do conhecimento. Tatiana ressalva ainda a importância dos professores esterem abertos a aceitar as ideias e criações de
seus alunos, de acordo com o conceito da cocriação.
O novo cenário da educação exige que os docentes saibam receber o conhecimento e as experiências que seus alunos possuem, para melhor conduzir as pesquisas e orientá-los sobre as fontes acessadas e seu uso devido.
Diante deste contexto, o Mídias Educativas sabe de sua responsabilidade ao desenvolver projetos para a educação, e procura criar programas inovadores e interativos que estimulem a aprendizagem dos alunos.
Fonte: A internet é a nova rua da periferia – Porvir