Game e resolução de problema chegam à universidade
O sociólogo Rob Kadel, professor da Universidade do Colorado e pesquisador do Centro de Aprendizagem Online e Rede de Inovação da Pearson EUA, em passem pelo Brasil, compartilhou a sua visão à respeito do futuro do ensino superior.
Kadel e sua equipe do centro de aprendizagem trabalham no desenvolvimento do game Contagion (Contágio) que visa encontrar soluções para problemas de aprendizado e descobrir o que funciona melhor no processo de educação. As primeiras experiências com o game deverão iniciar em Maio de 2014, em algumas universidades, com alunos dos mais diversos cursos. Contagio irá propor aos alunos a resolução de probelmas complexos em formato de jogo online. As soluções serão tiradas de diferentes áreas de conhecimento, no movimento chamado de “learnification of gaming”, ou a inserção de aprendizado significativo nos jogos. “O aprendizado baseado em resolução de problemas é uma tendência do ensino superior porque os alunos aprendem entre si e com seus mentores de uma forma mais parecida com a vida real. Os games também são tendência porque engajam mais os jovens”, diz.
Ao longo do jogo, em uma situação consideravelmente difícil, desafios extras aparecem: se acessar a Internet deixasse de ser possível, como seria o plano de comunicação do combate a esta epidemia global? Para Kadel, caberim discussões sobre ética com professores especializados no tema. “O papel do professor passa a ser muito mais de um facilitador, que vê os alunos aprendendo, oferece informações importantes e específicas, desafia cada um”, afirma.
Além do game, Kadel vem desenvolvendo pesquisas que apontam uma forte tendência na utilização de big data no ensino superior. “Nós hoje já temos muitos dados a respeito do aprendizado dos alunos. O que ainda não descobrimos direito é como usá-los para personalizar o aprendizado”, disse. Para ele as plataformas adaptativas devem ser utilizadas não só na educação básica, mas também nas universidades. Em breve, os softwares serão capazes de dizer que um aluno aprende melhor vendo vídeo do que lendo um artigo. Que aprende mais no fim da tarde do que de manhã. Aí a plataforma envia vídeos por e-mail na hora que o aluno aprende melhor sobre aquilo que ele ainda não aprendeu” diz Kadel.
Fonte: Porvir