Educação

Estudo em grupo, mesmo à distância, ajuda na preparação para o Enem

Faltam dois meses para o Enem 2020. As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontecem dia 17 de janeiro, após um período de adiamento em virtude da pandemia do novo coronavírus. Nesta reta final, o professor tem o desafio de manter o aluno motivado e focado dos estudos. E oferecer um ambiente de aprendizado mais dinâmico pode ser o reforço que fará a diferença nesse último momento de preparação. Um bom exemplo é incentivar o estudante a criar um grupo de estudo virtual, através de plataformas de reuniões online.

Pontos positivos

Unir seus alunos, que estejam em mesmo nível de preparação e empenho pode dar um impulso nos estudos, melhorar a produtividade e ainda combater a monotonia do estudo individual, em casa.

Em grupo, os estudantes podem compartilhar informações, revisar de forma ágil os conteúdos, já que há maior variedade de contribuições, melhorando o índice de concentração, absorção dos temas e a compreensão dos conteúdos.

Também é possível esclarecer as dúvidas uns dos outros e diagnosticar o que ainda não foi bem entendido e assim, corrigir e melhorar. Além disso, é possível articular testes e resoluções de questões em conjunto e avaliar os pontos fortes e fracos de cada um e ajudar a todos.

Ter companhia nos estudos ainda ajuda a diminuir a procrastinação, já que o aluno terá a responsabilidade ao assumir o compromisso com os outros candidatos.

Dicas e cuidados

O professor deve ajudar o aluno com orientações práticas sobre a montagem do grupo. Como por exemplo, ter dias e horas certos para os encontros, com um planejamento prévio do que será estudado. Dedicação e engajamento também são necessários. Definir um limite de participantes é o ideal, para evitar a desorganização, conversas paralelas e problemas de relacionamentos.

A escolha de uma plataforma acessível a todos também é fundamental. E a criação de um canal de contato entre os encontros também pode ajudar na comunicação coletiva. 

A Mídias Educativas conta com o Sonar Preparatório, uma plataforma que ajuda no ensino remoto e no diagnóstico dos pontos fortes e fracos. Também possibilita a realização de simulados e exercícios, mapeamento de desempenho e espaço para disposição de material de estudo, além de facilitar a comunicação entre professor e aluno. Saiba mais em nosso site.