Entenda como funcionam as plataformas adaptativas
Não é tão simples compreender o que uma plataforma deve ter para ser denominada adaptativa. A resposta para esta questão está na inteligência
computacional pela qual ela foi desenvolvida. No ambiente virtual, onde estão os conteúdos agrupados em vários modos, existe um algoritmo que indica ao aluno de que forma ele irá, possivelmente, absolver mais conhecimento, entre as opções de texto, atividades interativas, vídeos e outras. Além de mostrar os próximos passos necessários para que ele atinja o nível do conhecimento necessário.
Caso a plataforma entenda que um aluno não desenvolveu todo o aprendizado esperado sobre determinada matéria, como física, por exemplo, ela indicará o nível mais propício para que ele possa atingir o conhecimento que lhe falta para dar sequência ao processo. Uma plataforma adaptativa também possui a capacidade de oferecer para cada aluno sugestões personalizadas, de acordo com o tempo gasto nas atividades, o modo de exercício que prefere e os seus erros frequentes. Essas sugestões podem evoluir e se tornarem mais específicas conforme o nível de relacionamento que o aluno tem com a ferramenta. Veja no infográfico o resumo sobre as plataformas adaptativas e suas vantagens.
Fonte: Porvir