Educação, Geral

Entenda a correção da redação do Enem

Para seu aluno ter sucesso no Enem, fazer uma boa redação é fundamental. Porém, elaborar um texto nota 1000 é um desafio que exige atenção aos detalhes, pois a avaliação é feita de forma criteriosa. Em 2019, mais de 143 mil candidatados levaram nota zero, justamente por não obedecerem aos critérios estabelecidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio.

Professor, oriente seus alunos a obedecer a estrutura exigida. A redação deve ter um tema, que é de ordem social, científica, cultural ou política. Em seguida, deve-se estabelecer uma tese, que a opinião do candidato sobre o tema proposto. Depois ele precisa construir os argumentos, que devem ser consistentes, com coerência, coesão e unidade textual. E por fim, propor formas de intervenção para o problema.

Com esta estrutura definida, é hora de focar nos critérios de avaliação. Para a prova, cinco competências são observadas:

1) Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

2) Capacidade de compressão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento;

3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

4) Demonstrar conhecimento linguísticos para a construção da argumentação;

5) Elaborar propostas de intervenção, respeitando os direitos humanos

A correção da redação é feita por dois avaliadores. Cada um atribui uma nota entre 0 e 200 pontos para cada um dos cinco tópicos acima. A soma comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas. Em caso de discrepância, um terceiro avaliador fará a correção.

Dicas infalíveis para a redação nota 1000:

– Não fuja do tema;

– Não apresente texto escrito na Folha de Redação;

– Textos com menos de 7 linhas, contam como ‘Em branco’;

– Não utilize impropérios, desenhos, emojis ou formas em geral;

– O texto tem que ser legível;

– Não assine a redação;

– Sinais gráficos e números sem função clara não são permitidos;

Para ajudar o professor, a Miedu tem o Sonar Preparatório, uma ferramenta que conta com diversos recursos que ajudam na preparação dos estudantes para o Enem. Visite nosso site e saiba mais. www.miedu.com.br.

One thought on “Entenda a correção da redação do Enem

Comments are closed.