Geral

Ensino remoto, com qualidade, é possível também na rede pública

Não é novidade que a tecnologia trouxe benefícios para vários âmbitos da nossa sociedade, as formas disponíveis são diversas, principalmente quando falamos dos impactos positivos na Educação. 

Os nascidos nos últimos anos da Geração Z (até 2015), foram educados, cada dia mais, por meio de novas tecnologias o que, por consequência, foi mudando as formas de vermos a metodologia de ensino aplicada. Dessa forma, as escolas foram se adaptando e isso tornou o aprendizado mais dinâmico. 

O que não podemos afirmar é que, infelizmente, não é a realidade de todas as escolas brasileiras. O ensino público, por exemplo, é cheio de carências que atingem diretamente cada criança e adolescente ali presente. 

A intenção das Tecnologias de Comunicação e Informação (TCIs), é trazer mobilidade e disponibilizar um aprendizado que ocorra de uma maneira mais abrangente e democrática. Ou seja, as tecnologias na Educação conseguem cooperar para a redução da desigualdade e a diminuição da taxa de analfabetismo no Brasil. Entretanto, não é novidade que há barreiras a serem quebradas a fim de atingir esses objetivos. Essas tecnologias, se aplicadas de maneira incorreta, podem acentuar ainda mais a vastidão que separa a rede pública e privada de ensino. 

E definitivamente não é isso que queremos. A intenção é não deixar ninguém para trás, lembra? 

Por isso, fazemos um apelo aos gestores públicos: coloquem a Educação no topo das prioridades. É claro, nós entendemos o motivo da desigualdade, que vai além da boa vontade: estamos falando de fundos para isso também. Mas se o ensino precisa ser remoto nesse momento, então busquem soluções para isso, pois já temos muitas crianças e adolescentes fora da rotina escolar há mais de 1 ano! É tempo demais.

Outro ponto importante, é que a tecnologia não suprime ou substitui o professor como mediador. É importante ter recursos para eles também, pois eles são os responsáveis por conduzir a rotina diária com os alunos.

Nós, da Mídias Educativas, olhamos a tecnologia a nosso favor sempre. Por isso, te oferecemos soluções digitais que resolvem a questão para gestores, professores e alunos.

Acesse nosso site e saiba mais!