Educação, Tecnologia Educacional

Em Harvard, os Moocs já fazem parte do passado.

post moocs

No universo da educação, os Moocs foram um dos temas mais comentados nos últimos tempos. As plataformas Coursera e o edX já ofereceram, juntas, cursos – de universidades como Stanford, Harvard, Berkeley e Columbia – para mais de 4 milhões de pessoas. E são esses números que apresentam o lado frágil. O que fazer com esses milhões de pessoas famintas por conhecimento e como avaliar o aprendizado de todas elas?

Para estas perguntas, os acadêmicos de Harvard afirmam que esse modelo já não é mais utilizado e que vivemos numa era pós-Mooc. Para eles, a moda de agora serão os Small Private Online Courses, ou simplesmente Spocs. Se trata de cursos gratuitos e online que, diferentemente dos Moocs, são destinados para pequenos públicos, de no máximo dezenas ou centenas de participantes, o que significa um processo mais qualificado de avaliações e a capacidade de desenvolver uma experiência mais personalizada.

As primeiras instituições a experimentar este modelo exclusivo de curso online serão Harvard, Berkeley, a Universidade da Califórnia, e o MIT (Massachusetts Institute of Tecnology). O primeiro curso oferecido será o de estratégia de segurança nacional, que irá inciar na Harvard’s Kennedy School of Government, em modelo presencial, com a versão Spoc para 500 alunos em Harvard.

Harvard

Será exigido do participante um tempo mínimo de 8 horas a cada semana na plataforma, além do conhecimento para responder questões sobre o programa nuclear no Irã, a guerra-civil na Síria e as publicações do WikiLeaks. Em entrevista à BBC, Robert Lue, presidente do comitê de experimentos online da Universidade de Harvard afirma: “O que está ficando muito claro é que o engajamento que você consegue com um grupo muito grande, com vários tipos de prioridades, pode ser radicalmente diferente daquele que você consegue num grupo menor e mais focado”.
Ele explica: “Quanto menor o tamanho da classe, muito mais rigorosas podem ser as avaliações e as validações de identidade, intimamente ligadas ao tipo de certificação que os cursos podem vir a oferecer”.

Para Lue, a função dos Spocs é fazer com que o ensino online cresça além da replicação dos cursos presenciais para que seja possível produzir algo que seja mais flexível e eficaz, sem perder a qualidade do aprendizado. Ele afirma que os Moocs são apenas a primeira versão daquilo que podemos fazer com a educação online e que ela se encontra ultrapassada. “As instituições que continuam sentadas, assistindo, vão ter problemas. Podemos imaginar uma grande instituição onde não há muita diferença entre o on-line e o presencial. Você seria um tolo se não percebesse que há um problema em continuar parado.”, disse.

Fonte: Porvir