Em Harvard, os Moocs já fazem parte do passado.
No universo da educação, os Moocs foram um dos temas mais comentados nos últimos tempos. As plataformas Coursera e o edX já ofereceram, juntas, cursos – de universidades como Stanford, Harvard, Berkeley e Columbia – para mais de 4 milhões de pessoas. E são esses números que apresentam o lado frágil. O que fazer com esses milhões de pessoas famintas por conhecimento e como avaliar o aprendizado de todas elas?
Para estas perguntas, os acadêmicos de Harvard afirmam que esse modelo já não é mais utilizado e que vivemos numa era pós-Mooc. Para eles, a moda de agora serão os Small Private Online Courses, ou simplesmente Spocs. Se trata de cursos gratuitos e online que, diferentemente dos Moocs, são destinados para pequenos públicos, de no máximo dezenas ou centenas de participantes, o que significa um processo mais qualificado de avaliações e a capacidade de desenvolver uma experiência mais personalizada.
As primeiras instituições a experimentar este modelo exclusivo de curso online serão Harvard, Berkeley, a Universidade da Califórnia, e o MIT (Massachusetts Institute of Tecnology). O primeiro curso oferecido será o de estratégia de segurança nacional, que irá inciar na Harvard’s Kennedy School of Government, em modelo presencial, com a versão Spoc para 500 alunos em Harvard.
Harvard
Será exigido do participante um tempo mínimo de 8 horas a cada semana na plataforma, além do conhecimento para responder questões sobre o programa nuclear no Irã, a guerra-civil na Síria e as publicações do WikiLeaks. Em entrevista à BBC, Robert Lue, presidente do comitê de experimentos online da Universidade de Harvard afirma: “O que está ficando muito claro é que o engajamento que você consegue com um grupo muito grande, com vários tipos de prioridades, pode ser radicalmente diferente daquele que você consegue num grupo menor e mais focado”.
Ele explica: “Quanto menor o tamanho da classe, muito mais rigorosas podem ser as avaliações e as validações de identidade, intimamente ligadas ao tipo de certificação que os cursos podem vir a oferecer”.
Para Lue, a função dos Spocs é fazer com que o ensino online cresça além da replicação dos cursos presenciais para que seja possível produzir algo que seja mais flexível e eficaz, sem perder a qualidade do aprendizado. Ele afirma que os Moocs são apenas a primeira versão daquilo que podemos fazer com a educação online e que ela se encontra ultrapassada. “As instituições que continuam sentadas, assistindo, vão ter problemas. Podemos imaginar uma grande instituição onde não há muita diferença entre o on-line e o presencial. Você seria um tolo se não percebesse que há um problema em continuar parado.”, disse.
Fonte: Porvir