Educação Ambiental como instrumento de conscientização
Como sabemos, a escola é um dos principais canais transformadores da sociedade, porque é nela que a formação de pequenas pessoas, para o mundo, se transforma em valores sociais. Não subtraindo o papel da família na formação do cidadão, mas a convivência em sociedade e a aquisição de conhecimento acontece nesse ambiente escolar, pois é onde a criança tem a oportunidade de conviver com o diferente.
Posto isso, na semana passada demos algumas dicas de como implantar a sustentabilidade em um ambiente escolar e, hoje, vamos idealizar a melhor forma de integração de programas de Educação Ambiental com o objetivo de proporcionar a aproximação de todos (ou a maioria) os estudantes com a Mãe Natureza.
No geral, a ideia é fazer com que eles percebam que também fazem parte do Meio Ambiente e que, cabe a eles, se preocuparem e protegê-lo desde cedo. Até porque as crianças e adolescentes que hoje estão nas escolas serão os responsáveis em tomar decisões no futuro, principalmente as relacionadas ao planeta Terra. Conscientizar a todos sobre a importância de preservar o Meio Ambiente, é poupar o descontrole do uso dos recursos naturais e confiar as próximas décadas a uma sociedade mais responsável e conectada com questões de sustentabilidade.
A Educação Ambiental nas escolas é praticada de maneira distinta conforme a instituição e do método de ensino utilizado. Cada um consegue fazer um pouco todos os dias. Se você perdeu o post da semana passada, falamos sobre isso na nossa página do Instagram, do Facebook e no Youtube.