EAD, Educação, Inovação, Internet, Mídias Educativas

Dúvidas sobre a educação online?

Dias atrás falamos sobre alguns mitos do ensino online em nossas redes sociais e nos surpreendemos com a quantidade de dúvidas sobre essa metodologia, que apesar de não ser nova, como foi dito na postagem, parece ter ganhado mais visibilidade apenas com o avanço da pandemia do Covid-19.

Diante dessa necessidade, vamos comentar um pouco mais sobre o que é o ensino online de acordo com as perguntas que foram feitas.

1. Todo mundo consegue se adaptar?

Sim, gestores, professores e alunos conseguem se adaptar ao ensino online, pois, além de inclusivo, existem inúmeras formas de ajustar-se às novas formas de viver a rotina escolar. Mas é claro, cada pessoa tem sua preferência e alguns se encaixam num perfil mais presencial. Mas venhamos e convenhamos que o momento não está nos dando tantas opções para optarmos pelo ensino mais tradicional.

2. Porque ainda existe resistência a esse tipo de ensino? 

Isso acontece muito por causa do hábito de manter quase sempre a metodologia para dar aulas. Assim como já falamos sobre isso por aqui também, é interessante que haja o movimento de reestruturação geral da forma como vivemos a troca entre professor e aluno. Quando o aluno tem um contato direto e fácil no ambiente online, tudo flui com tranquilidade e os objetivos são atingidos.

3. O que fazer para deixar o aluno mais engajado?

É fato que a falta de reciprocidade dos alunos na aula online prejudica a motivação do professor, e nós, com o grande comprometimento que temos com a educação, já tentamos de tudo e mais um pouco! A questão pode abordar dois pontos importantes. O primeiro trata de tentar replicar a dinâmica presencial em ambiente online, o que já se mostrou não ser a melhor solução. Para o ensino remoto é preciso aplicar outras formas de estimular o aprendizado e a interação, levando em consideração que o distanciamento (pelo motivo que se colocou) sempre vai mexer bastante com o psicológico de todos.  O segundo já fala da disputa da aula online com qualquer outra distração que possa acontecer apenas com um clique na aba seguinte. Redes sociais são um grande exemplo de sugar a atenção, e assim como a aula, elas também estão online e de fácil acesso.

4. Existe a possibilidade do aluno (enquanto criança), não ter a maturidade para estudar online?

Aprendizado online exige disciplina, o que é um pouco mais desafiador quando se trata de crianças. Elas têm menos foco e geralmente há problemas de persistência e conclusão de uma simples atividade. Mas no fim das contas, a escola é ambiente de praticar habilidades para usufruto durante a vida e essa geração é mais habituada aos ambientes online do que qualquer outra. Vai existir um momento em que a parte remota será acionada por menos vezes que está sendo agora: estudos já mostram a grande probabilidade do estudo híbrido ser mais cogitado num futuro próximo. Então, vamos preparar nossas crianças com muito carinho e respeitar o tempo delas.

5. É verdade que ele é mais econômico, mesmo com o investimento em plataformas?

Sim, é. A economia que o ensino online está trazendo para escolas, faculdades e universidades vem por meio da não necessidade de instalações para a sala de aula, materiais impressos, custos com manutenção de infraestrutura. Assim como a economia também atinge os estudantes, pois não há custos com locomoção, muitas impressões, xerox (o que é opcional nesse caso) e, em alguns casos, como os de ensinos superiores, as mensalidades são mais em conta. Já em relação ao investimento em plataformas de soluções digitais, o investimento não é feito diária ou mensalmente, assim como todos os custos que citamos acima, então acaba saindo no bom e velho lucro.

Falando em Soluções digitais que possam colaborar com isso, já conhece o Sonar? É a nossa plataforma mais completa que pode ajudar em todos os aspectos do ensino remoto. 

Vá até a Home do nosso site e clique em soluções! O Sonar estará lá esperando por você.