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Dicas para engajar as crianças no ensino remoto

Um dos maiores desafios enfrentado pelos professores e instituições de ensino durante a pandemia da Covid19 é engajar os alunos nas aulas de forma remota e manter um bom desempenho de aprendizagem. Essa tarefa se torna ainda mais árdua quando falamos da educação infantil, que presencialmente já requer uma atenção especial.

Veja abaixo algumas dicas para ajudar nesse processo:

Envolva a família


Os pais e responsáveis têm um papel fundamental na educação das crianças e, com o ensino remoto, são ainda mais essenciais. De acordo com a sócia-fundadora da Sincroniza Educação, Ana Paula Manzalli, os métodos de aprendizados mudaram, e a comunicação com os familiares precisa ser assertiva para que o processo de ensino-aprendizado seja efetivo.

“Os pais podem podar o caminho que a criança iria tomar, corrigir e interromper esse processo de construção do conhecimento que ela estava fazendo. A criança precisa construir sua hipótese, confrontá-la e mudá-la, esse é um processo importante, mas, dependendo da expectativa da família, os adultos podem tentar cortar esse caminho”, explica.

Para Ana Paula, a dica é que o professor converse com os familiares explicando sobre atividade, quais seus objetivos e os erros e acertos esperados nesse processo. Outra ação que pode ser feita é, depois da tarefa concluída, dar um feedback aos pais sobre como a atividade fluiu e como a criança evoluiu.

Faça aulas ao vivo


Lógico que algumas atividades podem ser passadas através de vídeos e em outros formatos, mas neste período de distanciamento social, as crianças se sentem muito isoladas e têm saudades dos colegas, professores e rotina escolar. Neste caso, é imprescindível realizar aulas ao vivo, pelo menos uma ou duas vezes por semana. Assim, os alunos podem ter essa interação com a turma e corpo docente. O ideal é alinhar previamente essas datas e horários com os pais para confirmar a presença.

Outra sugestão é manter a dinâmica da aula. Se o educador começava sempre com uma música, é interessante que ele mantenha esse hábito para ajudar no engajamento e reconhecimento de sala de aula da criança. Isso pode ser feito através do Sonar, plataforma da Miedu que permite aos professores disponibilizar materiais, vídeos, transmitir videoaulas e outros recursos de forma simples e prática. Além disso, ele mostra estatísticas e análise de dados individuais de turmas ou da escola, possibilitando avaliações imediatas do desempenho e déficits de aprendizagem.

Proponha atividades lúdicas e experiências cientificas


Aposte tarefas que estimulem a criatividade e autonomia das crianças. Pode ser a produção de desenhos, colagem, projetos e entre outros. O ideal é que pais e crianças consigam realizá-las com objetos que têm em casa. É importante que essas atividades sejam feitas com materiais de fácil acesso para os pais.

Outra ideia é realizar aulas de ciências para os alunos com algumas experiências que podem ser feitas em casa. Por exemplo, crianças entre 4 e 5 anos podem fazer experiências como a do grão de feijão para acompanhar o crescimento da plantinha junto com a família.

Estimule a leitura


O hábito e estímulo da leitura para crianças ajuda a desenvolver várias habilidades nos pequenos. Aguça a criatividade, contribui na construção do senso crítico, estimula a imaginação, melhora o funcionamento do cérebro, ajuda a construir uma narrativa, a melhorar o vocabulário, entre muitos outros.

No ensino remoto, os professores podem viabilizar a entrega dos livros em casa e estimular os pais a ajudarem nesse processo de leitura ou fazer outros tipos de leitura como a de uma música em conjunto com a turma. Além disso, o professor pode incentivar os pais a estimularem a leitura familiar em casa. Confira a matéria que fizemos sobre a importância da e dicas para estimular a leitura das crianças no nosso blog.

Utilize metodologias ativas


Os métodos ativos tornaram-se importantes aliados para a produção de um ensino remoto atrativo e eficaz. Esse modelo de ensino quebra os paradigmas das aulas expositivas, em que o aluno é apenas o receptor do conhecimento, e transforma o estudante no protagonista do processo de aprendizado. Através da gamificação ou elaboração de projetos, por exemplo, as crianças podem se engajar ainda mais.

Dia D


Em datas comemorativas, como Dia da Terra, Dia da Árvore, entre outras, os professores podem fazer vídeos curtos falando sobre a importância da data para a sociedade e estimular a produção de materiais através de desenhos ou colagens para representar o dia, assim eles terão uma interação maior com a turma e eventos da sociedade.