Dicas para alfabetizar durante o ensino remoto
A alfabetização é um momento singular no desenvolvimento da criança e que precisa seguir etapas para cada faixa etária, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mas aprender a ler e escrever longe da sala de aula, sem contato presencial entre professor e aluno, não é algo fácil nem para os pequenos, nem para os educadores.
É importante destacar que as atividades precisam ser repensadas para esse novo contexto e devem levar em consideração a realidade dos estudantes. Não há como manter a dinâmica e atividades quando não existe esse contato. É preciso pensar em tarefas mais lúdicas e que reforcem a autonomia das crianças.
Outro ponto é a relação entre os professores e os pais ou responsáveis pelas crianças. Os familiares exercem um papel fundamental desde sempre, mas, no ensino remoto, eles se tornaram ainda mais essenciais. O educador precisa estar em contato constante com eles, mostrando a importância da execução das atividades para o desenvolvimento dos pequenos e do acompanhamento dos pais neste processo, assim como desenvolver o plano de aula pensando na dinâmica familiar para não sobrecarregar os familiares com demandas exacerbadas.
Para ajudar os educadores, elegemos algumas ideias de aulas lúdicas que podem dinamizar o ensino remoto e ajudar na alfabetização das crianças:
· Brincadeiras com Rimas
Por meio desse estímulo, as crianças podem desenvolver habilidades e consciência fonológica. O educador pode orientar os alunos a ouvirem músicas, propondo momentos com dança espontânea, dança direcionada e canto livre. Além disso, os estudantes também podem criar instrumentos para acompanhar a música.
· Jogo da memória
Essa atividade lúdica ajuda no desenvolvimento de várias habilidades dos alunos como agilidade e memorização, mas também pode ser usado para alfabetizar. Que tal criar os cartõezinhos junto com as crianças? Pode criar os cartões com foto de animais e estimular os estudantes a aprenderem a escrever os nomes de cada animal para colocar no jogo ou até mesmo fazer com fotos e nomes dos coleguinhas da turma ou membros da família.
· Caça-palavras
Esse é um recurso lúdico que desenvolve a memorização da forma gráfica das palavras. O professor pode orientar as crianças a procurarem palavras em legendas de fotos ou textos em revistas e jornais. Depois, os educadores podem pedir para que eles expliquem o que diz no texto em que eles encontraram a palavra. Outra dica e dar palavras-chaves para os alunos formularem legenda de fotos junto com seus familiares.
· Contação de histórias
Além de estimular a imaginação e a narrativa das crianças, a contação de histórias pode ajudar os estudantes a compreenderem a narrativa do gênero textual conto de fadas. O educador pode estimular os alunos a identificarem o espaço e tempo em que a história acontece, assim como a sua finalidade. O professor também pode propor que os estudantes formulem os seus próprios contos de fadas junto com os seus familiares, para depois apresentar para os outros coleguinhas. A ideia é que ele possa desenhar e escrever a historinha.
· Encenação e contação de Conto de Fadas
O educador pode encorajar os alunos a praticarem e desenvolverem sua imaginação e habilidades orais por meio da contação de histórias. A pronúncia de palavras, habilidade de apresentação e fala em público são alguns dos aspectos que podem ser desenvolvidos com essas práticas.
· Diário semanal
Por que não estimular os alunos a produzirem um diário e compartilhar experiências com os coleguinhas nas aulas síncronas? O hábito vai ajudar os pequenos a desenvolverem a escrita e percepção das experiências vivenciadas em casa durante a pandemia. Uma vez por semana, o educador pode estimular que os estudantes compartilhem as experiências anotadas, fazendo com que leiam o que foi escrito e desenvolvam a habilidade de falar em público e se expressar.
O ensino remoto não é uma receita de bolo, é preciso que cada educador conheça os seus estudantes, suas limitações e façam testes para entender quais métodos são mais eficazes para seus alunos.