Dia Nacional do Livro: o que fazer para ler mais?
Nós, que trabalhamos no meio da Educação, entendemos que ler estimula o desenvolvimento de muitas características importantes na vida do ser humano. Mas nem sempre temos o hábito de ler, pois nos falta tempo ou qualquer outro imprevisto que aconteça. Você sabia que apenas 52% dos brasileiros afirmam ter o hábito de ler com frequência? Essa informação veio de dados de março de 2020, da 5ª edição da pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, produzida pelo Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural.
Hoje é o Dia Nacional do Livro e viemos aqui reforçar essa excelente prática que aprimora a capacidade de interpretar textos, melhora o nosso vocabulário, além de proporcionar uma visão mais ampla e crítica sobre vários assuntos. A leitura desenvolve a criatividade, o vocabulário, a imaginação e amplia a habilidade na escrita. E por essas e outras veja abaixo alguns pontos importantes para adquirir o hábito da leitura:
- Reserve um tempo apenas para isso. Pode ser diariamente, ou três dias na semana, mas o importante é saber que esse tempo precisa existir para seu cérebro entender que há uma rotina ali. Não precisa ser muito, talvez 20 ou 30 minutos para iniciar.
- Não gostou do livro? Muda! Não é obrigatório começar um livro e terminar mesmo que não goste dele. Vá sentindo se o assunto te interessa e se a história te prende de alguma forma. Que tal começar escolhendo alguns temas que você tem mais afinidade?
- Sempre que tiver oportunidade, ande com o livro. É importante ter ele perto, porque se não há o costume de inserir a leitura em sua rotina, vai acabar passando despercebido por você. Sala de espera, trânsito e horários de pausa no trabalho são ótimos momentos para ler algumas páginas.
- Não se pressione, ler precisa ser prazeroso. Se por algum acaso você começar a se sentir obrigado a inserir essa leitura no seu dia, então não é um deleite, é uma imposição e isso pode atrapalhar o desenvolvimento da sua construção de hábito. Qualquer coisa, leia novamente o segundo tópico.
Leu até aqui? Já é um começo! Aproveite para colocar em prática e boa leitura!