Educação, Tecnologia Educacional

Cultura Digital na BNCC: a tecnologia na aprendizagem

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que determina os direitos de aprendizagem dos alunos da Educação Básica no Brasil, traz entre as suas competências gerais, uma que ressalta a importância da cultura digital. A 5ª competência da BNCC afirma que os estudantes devem aprender a “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”. Essa competência está colocada de maneira transversal em habilidades de todos os componentes curriculares, por isso deve ser vivenciada em todas as áreas do conhecimento.

Utilização de ferramentas digitais, produção multimídia, uso ético das tecnologias e o seu impacto nas relações sociais, culturais e comerciais estão entre as capacidades que os alunos precisam desenvolver.  Entretanto, o desenvolvimento dessas e outras habilidades referentes à cultura digital esbarra nas disparidades causadas pela limitação de acesso a tecnologias e à internet em muitas escolas e residências brasileiras. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua – TIC) de 2018, divulgada pelo IBGE, um em cada quatro brasileiros não tem acesso à internet. Em números totais, isso representa cerca de 46 milhões de excluídos digitais no Brasil. Muitas escolas também apresentam precariedades em relação ao digital. Dados do Censo Escolar 2018 mostram que, entre as escolas de ensino médio do país, 15% não têm acesso à banda larga, 21,9% não têm laboratório de informática e 4,9% não têm acesso a qualquer tipo de internet.

Além de estrutura para implementar o que estabelece a 5ª competência geral da BNCC, as escolas precisam construir currículos que potencializem o uso de tecnologias na educação. Orientações de práticas pedagógicas, formações, materiais de apoio também são necessários para que os professores possam desenvolver competências e habilidades digitais nos alunos. Em linguagens, por exemplo, as tecnologias podem ser utilizadas para criar trabalhos artísticos em vídeos e outras plataformas; produções multimídia podem servir para aplicar conhecimentos adquiridos em Língua Portuguesa e outras línguas. Já a Matemática pode ser relacionada à capacidade de entender a lógica de programação. As Ciências Humanas podem contribuir com o debate sobre ética e os impactos da tecnologia na sociedade.