Educação, Geral

Construir conhecimento com aprendizagem baseada em projetos

Também conhecida como Project Based Learning (PBL), a aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa que relaciona a construção do conhecimento à investigação e proposta de soluções para situações reais. Nesse tipo de atividade, o estudante se envolve em tarefas e desafios que consistem na identificação de um problema, hipóteses de resoluções e culmina no desenvolvimento de um projeto ou produto.

Esse método de ensino-aprendizagem aposta na construção de conhecimento por meio de um trabalho de média a longa duração,  estimulando a investigação. O primeiro passo é propor um desafio ou problema, para que os alunos desenvolvam um processo de pesquisa e elaborem hipóteses de origens e resoluções. Em seguida, os alunos testam na prática essas suposições para, no final, chegarem à solução ou produto. Dessa forma, a ideia é que o estudante seja capaz de interagir com sua realidade, estabelecer o que há de errado e, de forma objetiva, sugerir soluções e prevenções.

O PBL faz com que o estudante tenha um papel ativo no seu aprendizado e estimula o desenvolvimento de diversas competências como protagonismo, pensamento crítico, trabalho em equipe e capacidade de resolução de problemas. Além disso, nessa atividade, o professor não deve repassar todo o conteúdo para o estudante. O ideal é que ele passe parte do conteúdo e lance o problema para que os estudantes possam realizar essa investigação e descoberta do conhecimento. Assim, o professor orienta os alunos no que for necessário e deixa que eles desenvolvam sua trajetória de aprendizado e projetos.

A prática pode trazer diferentes resultados para cada grupo, o que demonstra a pluralidade de realidades dentro de uma mesma turma, e os estudantes podem realizá-los de várias formas diferentes, desde os métodos mais simples como a produção de uma cartilha até o desenvolvimento de um aplicativo. Ao fim, o professor realiza a avaliação desses resultados e pode identificar quais as dificuldades de cada grupo ou estudante. Neste período de distanciamento social, com as aulas remotas, essa metodologia ativa pode ser uma aliada dos educadores, pois é baseada na autonomia dos alunos.