Geral

Computação entra na BNCC por unanimidade

Parece notícia velha, mas não é. Dá para acreditar que a obrigatoriedade da Computação na Educação não existia? Estamos em 2022 e isso não tinha acontecido ainda, mas já estava em pauta há muito tempo e, recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) “bateu o martelo” quanto a isso: sim, agora é obrigatório! A demora aconteceu devido a certa ignorância ou preconceito, talvez, pois há quem argumente contra a importância da computação na nossa vida, mas, de fato, é inegável a sua onipresença. 

Como formar crianças e adolescentes em seu futuro como cidadãos e aptos para o mundo do trabalho, se ignorarmos completamente o modus operandi pelo qual atua o vigente desenvolvimento econômico? E sobre as habilidades fundamentais da era digital, assim como o uso e a capacidade de pensamento crítico sobre as informações velozes que chegam aos nossos olhos e ouvidos por meio de todos os aparelhos eletrônicos pelos quais estamos cercados? Já pensou em um futuro cheio de Inteligência Artificial (AI), máquinas em desenvolvimento, internet para resolver tudo e mais um pouco, automação etc, e quase nenhum profissional capacitado para isso?

Em nosso cotidiano, os dispositivos de computação habitam em praticamente todos os serviços essenciais da nossa sociedade – dos utensílios do lar ao mercado de trabalho, independente de qual área escolher para seguir carreira. Majoritariamente, dados e informações importantes que a humanidade possui (e utiliza) estão armazenadas digitalmente. O mundo é cada vez mais dependente de tecnologias digitais e a futura população economicamente ativa precisa desse suporte e aprendizado logo em seu ensino base. 

Obviamente que as premissas e competências são diferentes diante dos níveis escolares do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Cada ponto traz consigo uma aptidão a ser desenvolvida de forma operativa e apropriada.

 As competências e premissas específicas para a Computação na BNCC estão disponíveis aqui