Geral

Como estimular e avaliar o desempenho escolar das crianças

A Educação Infantil é sempre uma prioridade. Acompanhar o desenvolvimento dos alunos desde a primeira infância é importante para identificar carências na execução de atividades, os motivos e como resolvê-los, assim como mapear estratégias de ensino adotadas que ajudem a nortear o trabalho de ensino. 

Diante dos resultados, o educador pode estimular a convivência entre os alunos por meio de atividades dinâmicas e jogos; realizar mudanças estratégicas na sala de aula para favorecer o aprendizado; criar rotinas que possam reforçar o entrosamento dos estudantes; além de fazer melhorias na própria metodologia de ensino.

Abaixo, listamos cinco melhores formas de estimular o desenvolvimento dos alunos durante os primeiros anos de escola. Confira:

Estímulo à escrita

Escrever é um processo de aprendizagem contínuo pois, a cada ano letivo, o aluno é apresentado a novas regras gramaticais e isso faz com que eles aumentem os seus níveis de escrita. Essa também é uma forma de avaliar como o aluno está evoluindo na escrita e onde é necessário ter mais atenção.

Hábito de ler

Para escrever bem é preciso ler, certo? Além da leitura ajudar a aprimorar o repertório sociocultural dos alunos, ela também contribui para aumentar a competência de interpretar textos. Por consequência, a aplicação desse método pode servir para avaliar a aptidão do aluno de se tornar um cidadão crítico e formar opiniões próprias.

Promover debates

Habilidade argumentativa também é um resultado do hábito da leitura, o que reforça a importância de cada ponto apresentado aqui, como uma linha de raciocínio base. Por meio de rodas de conversas, os alunos são capazes de aplicar o conhecimento e habilidades nas próprias palavras, experiências e vivências.

Dinâmicas em grupo e jogos

Além do divertimento proporcionado aos alunos e professores, dinâmicas e jogos são eficientes para exercitar o corpo e o intelecto.  Atividades lúdicas são uma forma natural de saber quais as habilidades foram construídas e quais ainda faltam construir pelos alunos da turma. As brincadeiras, os jogos educativos, atividades com brinquedos, dança, música e exercícios físicos são excelentes ferramentas para isso.

Relações de comparação entre os objetos

As crianças aprendem sobre as propriedades e as características dos objetos usando todos os seus cinco sentidos de investigação e de exploração. Assim se apresentam visões sob pontos de vistas diferentes, se desperta a curiosidade e imaginação, se dá ênfase às percepções de detalhes e identificação de diferenças entre eles. Desse modo, é importante que elas sejam instigadas a trabalharem nessas assimilações, durante atividades extras em sala de aula ou fora dela.