Geral

Começou a contagem regressiva para o Enem 2022

Há um mês da primeira prova da edição 2022 do Enem deste ano, que será realizada nos dias 13 e 20 de novembro, as escolas e os estudantes estão, acima de tudo, em momentos de concentração e disciplina. Segundo dados do INEP, estão inscritos em torno de 3,3 milhões de candidatos – entre o modelo impresso e o digital – de todo o território brasileiro e a prova ainda é motivo de apreensão para a grande maioria dos estudantes. 

Por ser um exame responsável em ofertar tantas possibilidades de ingresso ao ensino superior, é imprescindível entender os conteúdos, estar atualizado dos temas que envolveram a sociedade desde a última edição da prova e também é preciso gerenciar o nervosismo e a ansiedade. Todos esses pontos negativos podem atrapalhar o desempenho do aluno durante o tempo disponível para fazer a prova ou perder a concentração para com o nível de complexidade (e às vezes ambiguidade) das questões. É necessário cuidar do lado emocional, para encarar dois domingos de horas de provas. 

As provas serão compostas por questões objetivas, que abordam assuntos de todas as disciplinas do ensino médio. Os candidatos devem elaborar, ainda, uma redação dissertativa de acordo com o tema proposto. Além do formato tradicional, que é a prova manuscrita, o exame também contará com a versão digital, assim como aconteceu anteriormente, que hoje é considerada mais acessível financeiramente e ainda mais segura, vide supostos atrasos ou falhas de execução na hora de preencher gabarito, por exemplo. Nela, todas as questões serão feitas de forma on-line, diretamente no computador. Por isso, para quem optou por essa forma, é importante garantir que está em um local onde a conexão será adequada e o ambiente tranquilo.

Falaremos um pouco mais sobre a prova em breve.