Com quais avaliações você deve se preocupar durante o ano?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) instituiu normas e garantias de aprendizagem que são comuns a todos os estudantes brasileiros. As avaliações diagnósticas fazem parte disso, pois executam um papel significativo na garantia dessas metodologias de ensino-aprendizagem, mas para que isso seja efetivado, elas devem fazer parte de um processo pedagógico que não acontece de forma rápida.
Essas avaliações podem fomentar o processo pedagógico nas seguintes formas mais comuns:
- Diagnósticas
Esta é geralmente elaborada e realizada no início do ano letivo, pois serve para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes e o nível de conhecimento deles. Assim como serve para reconhecer e definir prioridades de aprendizagem, bem como para orientar o planejamento de atividades ou ações para auxiliar os estudantes ao longo do ano.
2. Formativas
Nessa etapa são realizadas avaliações contínuas durante todo o período ao qual se encontra o processo de aulas. Aqui o objetivo é conduzir e acompanhar se os estudantes estão progredindo de acordo com o que foi visto e elaborado na etapa anterior. Aqui o professor identifica se as metodologias estão sendo aplicadas corretamente e se estão dando retorno positivo, pois caso contrário, pode haver interferência no processo e mudar perspectivas, métodos e focos até encontrar a estratégia que se encaixe melhor na continuidade da aprendizagem do aluno sem causar danos
3. Somativas
A parte final da avaliação acontece no final do tempo anteriormente determinado. Exemplo: as avaliações podem ter um tempo diferente para cada caso. Alguns preferem uma avaliação anual, outros semestral e alguns gostam de algo que dê resultados mais rápidos, finalizando todo o processo trimestralmente. De qualquer forma, ao final do ciclo pré-determinado, aqui fica um balanço somatório dos resultados sequenciais das etapas anteriores. Os olhos estão voltados à mensuração dos resultados das aprendizagens tendo por base critérios gerais seus resultados, que servem para analisar, catalogar e prenunciar as próximas estratégias para uma nova avaliação.
Agora que já destrinchamos as etapas, se existia alguma dúvida sobre a importância, acredito que elas tenham sido esclarecidas, certo? Esse tipo de Avaliação é uma prática essencial na Educação escolar, pois sem ela não é possível ter conhecimento exato sobre o êxito do ensino e da aprendizagem em curso.
Temos mais textos sobre isso aqui no nosso blog e ainda Soluções Digitais que podem te ajudar com isso. Acesse https://www.miedu.com.br/#/solucoes e saiba mais!