Avaliações Diagnósticas em caráter emergencial
Não dá mais para ficar sem avaliação. Desde o retorno das aulas presenciais, depois do pico da pandemia, medir o ritmo de aprendizagem de uma região ou dos alunos, de forma personalizada, se tornou uma prioridade. Ficou mais do que claro que as pessoas não aprendem do mesmo jeito e da mesma forma, por isso mensurar, planejar e agir em cima de dados específicos é a melhor opção para ver a Educação brasileira voltar aos eixos. Recomendada, inclusive, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), as Avaliações Diagnósticas são de caráter emergencial preciso agir efetivamente contra isso.
Assim como já mencionado algumas vezes, existem vários tipos de avaliação, que são aplicadas com objetivos específicos. As principais são: avaliação somativa, avaliação formativa e avaliação diagnóstica.
Em geral, os objetivos desse tipo de avaliação são verificar as necessidades de desenvolvimento dos alunos; identificar as causas de dificuldades de aprendizagem e embasar o trabalho do professor.
Por causa disso, ela costuma ser aplicada no início do ano letivo, pois permite a identificação do que os alunos já sabem, logo no ponto de partida, o que possibilita, ao professor, que realize o planejamento com base nessas informações.
Se você chegou até aqui, talvez não tenha colocado alguma ferramenta que te ajude nesses dados, não é mesmo? Mas nós podemos te ajudar. Clique aqui e saiba mais!