Geral

Aspectos que gestores escolares devem considerar ainda em 2021

É importante esclarecer de imediato, que não se trata de um texto com 3 dicas presunçosas ou daquelas “infalíveis”, pois estas são baseadas no cenário nacional atual e também em rotinas dentro das gestões escolares. Ao falarmos em qualidade na Educação, de forma democrática, entendemos que é preciso levar vários pontos em consideração, tais como estrutura, política gestacional e educacional, impacto social e ainda a presença da Covid-19 em nossa rotina.

Então, vamos colocar aqui 3 questões básicas para ficar atento dentro do ambiente escolar:

Garantir o cumprimento dos aspectos sanitários

Muitas cidades já retornaram à rotina presencial de ensino mesmo com poucas ou com nenhuma criança vacinada, isso quer dizer que o cuidado precisa ser redobrado quanto às medidas de prevenção de contágio do vírus do Covid-19. Ainda que delicado, o cenário presencial é possível, se bem organizado e executado com todos os profissionais da instituição e colaboração dos pais de alunos.Por mais que os profissionais estejam vacinados, as recomendações de máscaras, distanciamento, álcool em gel, limpeza de superfícies e ambientes ventilados seguem os mesmos.

Tenha uma metodologia mais democrática

Além das várias questões estruturais e de acessibilidade pontuadas por algumas gestões durante o período do ensino 100% remoto, precisamos olhar para os alunos de forma individual e perceber que nem todos tiveram as mesmas condições de estudo. Esse tipo de consciência da gestão deverá modificar as formas de ensino, para que assim todos consigam estar na mesma página em algum momento. Vale lembrar que não estamos apenas apontando aqui as supostas atividades atrasadas ou recuperação de notas baixas, mas sim o direito da criança de participar das mesmas aulas, no mesmo patamar de compreensão que os seus colegas de classe.  

Avaliar, ajustar e monitorar a aprendizagem       

É de extrema importância tomar conhecimento sobre os dados que são resultados de uma aprendizagem que foi prejudicada anteriormente. Além de apresentar fatos sobre os níveis das turmas (ou até mesmo individuais), essa avaliação ajuda a estabelecer metas pedagógicas para a aprendizagem dos alunos e ainda incluir os pais/responsáveis nessa análise e, posteriormente, utilizá-los dos resultados. Essa ainda é uma das melhores formas de trazer para o ano letivo, o caminho a ser percorrido e, ao fim de tudo, o desempenho dos alunos nas avaliações.