EAD, Educação, Internet, Mídias Educativas, Tecnologia Educacional

As várias faces da escola do futuro

A Mídias Educativas possui uma plataforma adaptativa chamada Shai. Trata-se de um sistema online hipermídia adaptativo de ensino de idiomas.Usando técnicas de computação inteligente, o SHAI identifica características e comportamentos do aprendiz que possibilitarão a adaptação do conteúdo de forma individualizada. Com isso, é possível definir qual tipo de conteúdo será apresentado ao aprendiz, tornando assim o processo de ensino-aprendizagem de idiomas mais agradável e efetivo. Os metódos de ensino diferenciados estão em bastante evidência na mídia. Como podemos conferir no texto a seguir extraído do site “porvir.org”.

Sabemos a necessidade de reformulação que o ensino atual precisa passar para que se mostre mais significativo, além de atrativo para os que o recebem. Mas como fazer para que isso se torne possível?

O evento Transformar realizado pelo Inspirare e pela Fundação Lemann, reuniu na quinta(4) em São Paulo cerca de 800 pessoas com a intenção de achar soluções para o tema. Após um longo tempo gasto com debates em virtude do problema, concluiu-se que não há respostas. Porém, as respostas existem.

Melissa Agudelo, diretora pedagógica da High Tech High, disse: “Se você acha que esse sistema que vocês têm hoje é ruim e querem substituí-lo, desistam. Qualquer sistema único vai ser ruim, vocês não têm que encontrar uma solução, mas várias”. A High Tech High é uma rede de escolas norte-americana que visa personalizar seu ensino para que o aprendizado seja baseado em projetos e foi uma das tendências exibidas no evento.

Entre as propostas que também foram apresentadas estão as plataformas adaptativas, educação baseada em games, os Moocs (cursos gratuitos e para grande escala de nível universitário) e o ensino híbrido.

Para maiores conhecimentos, confira o infográfico abaixo.