Geral

Amazônia como pauta escolar

Sendo a Floresta Amazônica um imenso e importante território para o mundo, ela deveria ocupar um protagonismo muito maior do que se tem dentro das escolas. Seu território ocupa vários países: Brasil, Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa, o que faz dela, a maior área florestal tropical do mundo com um total de 5,5 milhões de km². Além disso, mais de 60% do seu território está localizado no Brasil, de modo que cabe a nós, o maior peso do sentimento de pertencimento desde a infância. 

Com tanto descuido da sociedade e dos governantes, mostrar às crianças, desde cedo, o quão importante a Amazônia é para a nossa sobrevivência, já é considerado vital. Ela pertence a todos nós, e é nosso dever preservá-la e ficarmos atentos a qualquer desregularidade apresentada ali. 

Para a sociedade, a importância das crianças terem essa magnitude da Amazônia em mente desde cedo, é fundamental. O desenvolvimento dessa consciência compete à compreensão do Meio Ambiente e das consequências que nossos atos exercem sobre ele. Tendo isso, além de equilibrar a vida humana com a fauna e flora, assim como equilíbrio no uso de recursos naturais.

O super consumismo humano, por exemplo, é uma prática prejudicial para o Planeta e ter consciência ambiental implica na compreensão de que comprar excessivamente não é bom também no quesito sustentabilidade. Também não se pode esquecer da valorização da biodiversidade brasileira.  Sem questionamentos, o Brasil é um país riquíssimo nesse aspecto e a Amazônia é uma das responsáveis. Somos tão ricos nesse sentido, que nem sabemos o quanto: estudos apontam que ainda há muito para se descobrir entre espécies de animais  e plantas.

Vamos mostrar às crianças o que merece ser destacado e defendido, e assim, formar uma geração de adultos mais conscientes.