Ainda com dúvidas sobre o SAEB?
Que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) foi confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), já sabemos, mas vamos esclarecer algumas dúvidas que podem estar na cabeça de muita gente.
As escolas participantes serão contatadas, pelo INEP, a partir de setembro de 2021 para fazer o agendamento da aplicação dos testes. Eles acontecerão de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todos os estados, sem exceção.
As escolas poderão participar do SAEB 2021, de forma censitária ou amostral, que está prevista para ser divulgada em breve (até 90 dias após a publicação da Portaria).
Não serão consideradas:
- Escolas com menos de dez estudantes matriculados no Ensino Fundamental e Médio;
- Turmas multisseriadas;
- Turmas de correção de fluxo;
- Turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Turmas de Ensino Médio Normal/Magistério;
- Escolas ou classes especializadas em Educação Especial não integrantes do ensino regular e
- Escolas Indígenas que não ministram a Língua Portuguesa como primeira língua.]
O que será aplicado?
Testes de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, seguindo as Matrizes de Referência de 2001, com o objetivo de preservar a comparação entre edições e a manutenção da série histórica e, por consequência, do IDEB.
Uma amostra de estudantes de 2º e 9º anos do Ensino Fundamental, fará testes de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e de Ciências Humanas, com o parâmetro das Matrizes e Referência elaboradas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017.
Sem esquecer dos questionários para Secretarias Municipais de Educação, que deverão ser respondidos pelos titulares da pasta, assim como outros testes para professores e diretores de escolas.
Para informações mais detalhadas, a Portaria nº 250, de 5 de julho de 2021, está aqui.