A tecnologia nas salas de aula dos países em desenvolvimento
O Blog da Mídias fala hoje sobre como os países em desenvolvimento tem aderido ao uso das tecnologias em sala de aula, as dificuldades e limitações de recursos para inclusão digital nas escolas destes lugares.
O uso de tecnologia em salas de aula do mundo inteiro é cada vez maior. No entanto os países em desenvolvimento dispõem de poucos recursos para investir em dispositivos que possam ser usados nas aulas. Cientes desta realidade, especialistas do Banco Mundial fizeram uma lista de tendências em educação e tecnologia em países com poucos recursos e investimentos.
Segundo o Banco Mundial a aquisição de tablets, em grande escala, para uso em escolas foi uma opção em países como Rússia, Turquia e Tailândia. O uso de crowdsourcing para traduzir conteúdos educativos têm contribuido para divulgar estes textos. O Facebook é uma ferramenta muito utilizada para realização de trabalhos e para quem quer estudar para provas. Ainda é comum o bloqueio e a limitação de conteúdos a serem acessados na internet, o que pode atrapalhar o trabalho dos professores. O acesso às TIC cada vez mais cedo, é outra tendência. Já que antes era comum o uso de computadores apenas para o ensino médio.
Algumas outras tendências relacionadas são: o debate sobre o que fazer com o lixo eletrônico (E-lixo), a instalação de câmeras em salas de aula para monitorar alunos e professores e a capacitação de diretores e coordenadores da escola sobre o uso das tecnologias. Apesar de identificar muitas limitações e dificuldades, a pesquisa mostra que os países de baixa renda estão cientes da necessidade de levar a tecnologia à sala de aula e têm realizado ações, dentro de suas realidades, para mudar este cenário.
Fonte: Porvir